segunda-feira, 2 de maio de 2022

International Jazz Day 2022


No dia 30 de abril de 2022, uma nova edição do International Jazz Day aconteceu. Desta vez, diferentemente dos dois últimos anos, quando as apresentações foram virtuais devido à pandemia do coronavírus, o evento foi gravado dentro do prédio das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova York, no local onde acontece a Assembleia Geral da ONU, mas sem presença de plateia.

Como de costume, o concerto traz artistas de diferentes nacionalidades e mantém o discurso de um mundo sem fronteiras e de uma comunidade internacional guiada pela tolerância e pela solidariedade entre os povos. Mais uma vez, o lendário pianista Herbie Hancock, que completou 82 anos em 12 de abril, foi o mestre de cerimônia.

Entre os músicos que se apresentaram estão o pianista Joey Alexander (Indonésia), a cantora Youn Sun Nah (Coreia do Sul), a gaitista Grégoire Maret (Suíça), o harpista Edmar Castañeda (Colômbia), o percussionista Pedrito Martínez (Cuba), o pinaista Tarek Yamani (Líbano), o clarinetista Kinan Azmeh (Síria), a baixista Linda May Han Oh (Austrália), o indiano Zakir Hussain, a pianista Hiromi Uehara (Japão) e a saxofonista Erena Terakubo (Japão)

Os músicos norte-americanos foram a maioria. Entre eles, o pianista John Beasley, o baixista Marcus Miller, as cantoras Lizz Wright e Shemekia Copeland, o guitarrista Mark Whitfield, os cantores Jose James e Gregory Porter, os trompetistas Jeremy Pelt e Randy Brecker, os bateristas Brian Blade e Terri Lyne Carrington, e os saxofonistas Ravi Coltrane e David Sanborn.



O Brasil foi representado pelo pianista santista Helio Alves, que está radicado nos Estados Unidos desde a década e 1990. Ele já gravou e excursionou com grandes nomes da música como Joe Henderson, Yo-Yo Ma, Paquito D’Rivera, Airto Moreira, Gal Costa e Joyce Moreno. O pianista mergulhou no universo do jazz depois que uma temporada na Berklee College of Music, nos Estados Unidos.

Entre os temas interpretados estão "Walk Until I Ride", "Georgia on My Mind", "Lovely Day", "Smile", "Throw It Away", "Aleluia", "On My Way to Harlem" e "Imagine", de John Lennon, que fechou a noite.

Abaixo você encontra a íntegra de algumas edições passadas, que aconteceram em Melbourne-Sydney (2019), São Petersburgo-Rússia (2018), Havana-Cuba (2017), Washington-EUA (2016), Paris-França (2015), Osaka-Japão (2014), Istambul-Turquia (2013) e Paris-França (2012). Também está disponível a edição de 2020, que foi inteiramente virtual.















Nenhum comentário:

Postar um comentário