quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Lendário produtor Creed Taylor morre aos 93 anos

O produtor de jazz norte-americano Creed Taylor morreu no dia 23 de agosto, aos 93 anos. Seu legado mais marcante foi a criação das gravdaoras CTI e Impulse, na década de 1960, e sua atuação decisiva na invasão da bossa nova nos Estados Unidos.

Ao longo de 50 anos, Taylor produziu mais de 300 discos e ganhou vários Grammys. No início da década de 1960, fundou Impulse, na qual lançou grandes discos de John Coltrane, Ray Charles, Gil Evans, McCoy Tyner, Keith Jarrett e Oliver Nelson. Depois partiu para a gravadora Verve, casa de estrelas como Ella Fitzgerald, Oscar Peterson, Kenny Burrell, Jimmy Smith, Bill Evans e Wes Montgomery.
Creed Taylor dedicou grande parte da sua vida ao jazz e à bossa nova

Mas foi com o saxofonista Stan Getz, em 1964, que o produtor fez história com o disco Getz/Gilberto, apresentando a bossa nova para o mundo e conquistando o mercado norte-americano. Além do baiano João Gilberto, Taylor levou para a Verve os brasileiros Antonio Carlos Jobim, Eumir Deodato, Astrud Gilberto e Airto Moreira. O icônico disco levou quatro Grammys em 1965, entre eles, o disco do ano.

A bossa nova foi ovacionada e gravada por grandes nomes do jazz, entre eles, Miles Davis, Coleman Hawkins, Quincy Jones, Oscar Peterson, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Cannonball Aderley, Frank Sinatra e tantos outros. E, até hoje, continua a ser regravada e interpretada em shows nos quatro cantos do planeta.

Em 1967, Taylor concretizou seu grande desejo, criar sua própria gravado, a CTI Records, um dos selos de jazz de mais importantes durante a década de 1970. Em seu catálogo, nomes como Bob James, Chet Baker, Freddie Hubbard, Herbie Hancock, Milt Jackson, Stanley Turrentine, George Benson, Gerry Mulligan, Grover Washington Jr, Art Farmer e Ron Carter.

Foi pelo CTI Records que o pianista e arranjador brasileiro Eumir Deodato lançou o disco Prelude, que trazia a faixa "Also Sprach Zarathustra", tema de Richard Strauss, imortalizado no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

No início da década de 1970, Taylor lançou o disco Stone Power, de Tom Jobim. O álbum trazia temas como “Tereza My Love”,”Amparo” e “Andorinha”, e a participação de Joe Farrell (sax), Hubert Laws (flauta), Ron Carter (baixo), Airto Moreira (percussão) e Eumir Deodato (arranjos). Ele também produziu os álbuns Wave (1967) e Tide (1970).

A Snapshots Foundation está produzindo um documentário sobre o produtor, mas ainda não há data para o lançamento.