domingo, 4 de fevereiro de 2024

Billy Childs, Nicole Zuraitis e Meshell Ndegeocello conquistam o Grammy


A Academia do Grammy anunciou no dia 4 de fevereiro os vencedores da 66ª edição dos prêmios Grammy. Ao todo, são 94 categorias dos mais diversos gêneros musicais, entre eles, rock, pop, blues, clássico, folk, R&B, rap, country, new age, gospel e jazz.

A categoria de jazz é dividida em seis sub-categorias: improviso, álbum, álbum vocal, orquestra, latino e alternativo. Neste ano, o jazz ganhou uma nova sub-categoria chamada de Alternative Jazz Album, que teve como vencedor a baixista e cantora Meshell Ndegeocello, com o disco The Omnichord Real Book. São cinco indicados em cada categoria.

O prêmio de melhor disco de jazz ficou com o veterano pianista Billy Childs (foto), com o álbum The Winds Of Change, lançado pela gravadora Mack Avenue. O quarteto liderado por Childs traz Ambrose Akinmusire (trompete), Scott Colley (baix) e Brian Blade (bateria). Em 2018, o pianista também ficou com o Grammy de melhor disco de jazz instrumental pela álbum Rebirth.

Na categoria melhor disco de jazz latino, o saxofonista Miguel Zenón e o pianistas Luis Perdomo ficaram com o prêmio pelo álbum El Arte Del Bolero Vol. 2. A dupla superou três discos de brasileiros que estavam indicados nesta categoria: Eliane Elias, Ivan Lins e Luciana Souza & Trio Corrente. Foi a primeira vez que três músicos do Brasil disputaram a mesma categoria no Grammy.

No ano passado, o melhor disco de jazz latino ficou com o pianista Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra. O último brasileiro a ganhar o Grammy foi a pianista Eliane Elias, com o disco Mirror Mirror, em 2022, na categoria melhor disco de jazz latino. Essa foi a sexta indicação de Eliane.
Nicole conquista seu 1° Grammy; Christian McBride co-produziu o álbum


Entre os cantores, o melhor disco de jazz vocal ficou Nicole Zuraitis, que superou nomes de peso como, Esperanza Spalding, Cécile McLorin Salvant e Patti Austin. Na edição do ano passado, o melhor disco de jazz vocal ficou com a cantora Samara Joy. O álbum de Nicole - How Love Begins - foi co-produzido pelo baixista Christian McBride, que conheceu a cantora em 2015, durante o Sarah Vaughan International Vocal, um concurso musical que acontece anualmente nos Estados Unidos.

Em entrevista ao site London Jazz, McBride afirmou ver a carreira de Nicole pronta para decolar. "Não há motivo para que ela não tenha uma carreira similar a Diana Krall e Norah Jones. Ela tem as mesmas habilidades (cantora, compositora e pianista). Adoro a maneira como ela canta, compõem e toca, ela é incrível", ressasltou McBride.


Na categoria melhor execução de jazz, o prêmio ficou com a cantora Samara Joy, pela música "Tight", uma regravação do tema escrito e interpretado pela cantora Betty Carter.

O quarteto (foto) formado por Zakir Hussain (tabla), Béla Fleck (banjo), Edgar Meyer (baixo) e Rakesh Chaurasia (flauta) levou o prêmio de melhor disco instrumental contemporâneo. O álbum superou trabalhos do veterano pianista Bob James, do guitarrista Julian Lage, do saxofonista Ben Wendel e do trio House Of Waters.

Outra categoria que também tem jazzistas concorrendo é de melhor arranjo instrumental ou vocal, que ficou com a música "The Wee Small Hours Of The Morning", do quarteto vocal säje, composto pela cantoras Sara Gazarek, Amanda Taylor, Johnaye Kendrick e Erin Bentlage. O arranjo contou com a participação do pianista e cantor Jacob Collier. Veja abaixo a lista dos vencedores:

EXECUÇÃO DE JAZZ

Tight
Samara Joy

DISCO DE JAZZ VOCAL

How Love Begins
Nicole Zuraitis

DISCO DE JAZZ

The Winds Of Change
Billy Childs

DISCO DE ORQUESTRA

Basie Swings The Blues
The Count Basie Orchestra Directed By Scotty Barnhart

DISCO DE JAZZ LATINO

El Arte Del Bolero Vol. 2
Miguel Zenón & Luis Perdomo

DISCO DE JAZZ ALTERNATIVO

The Omnichord Real Book
Meshell Ndegeocello

DISCO INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEO

As We Speak
Béla Fleck, Zakir Hussain, Edgar Meyer, Featuring Rakesh Chaurasia

MELHOR ARRANJO INSTRUMENTAL E VOCAL

In The Wee Small Hours Of The Morning
Erin Bentlage, Jacob Collier, Sara Gazarek, Johnaye Kendrick & Amanda Taylor, arrangers (säje com Jacob Collier)