quinta-feira, 5 de maio de 2022

JJA Jazz Awards 2022: os vencedores


Anualmente, a Jazz Journalists Association (Associação de Jornalistas de Jazz) faz uma votação para premiar os músicos que mais se destacaram no ano.

Os vencedores da 26ª edição do JJA Jazz Awards foram anunciados no dia 3 de maio. Para conhecer todos os premiados nas 35 categorias, visite o site oficial da premiação.

A principal categoria, de Músico do Ano, ficou com o cantor e pianista Jon Batiste. Ele também foi o grande vitorioso da edição deste ano do Grammy, com cinco prêmios. Na categoria Disco do Ano, o prêmio foi para o saxofonista Kenny Garrett, com o álbum Sounds From the Ancestors, da gravadora Mack Avenue.


A cantora Sheila Jordan, que completa 94 anos em novembro, ficou com o prêmio na categoria Conjunto da Obra (Lifetime Achievement Award in Jazz). Na categoria melhor Disco Histórico, que aponta lançamentos de álbuns e gravações "perdidas" de grandes nomes do jazz, nunca antes lançados, o vitorioso foi A Love Supreme: Live in Seattle, do saxofonista John Coltrane.

Entre os cantores, Kurt Elling e Cécile McLorin Salvant venceram pelo quinto ano consecutivo. Outra figura carimbada na votação do Jazz Jounalists Association é a arranjadora Maria Schneider, que mais uma vez ficou com o prêmio na categoria Arranjador. Ela faturou também como melhor Orquestra. Em 2021, Maria levou quatro prêmios, entre eles, o de melhor disco, com Data Lords.

A premiação também aponta os melhores músicos em seus respectivos instrumentos. Nesse ano, venceram nomes como James Brandon Lewis (sax tenor), Wadada Leo Smith (trompete), Mary Halvorson (guitarra), Christian McBride (baixo acústico), Vijay Iyer (piano), Johnathan Blake (bateria) e Pedrito Martinez (percussão).

A única gafe foi o prêmio de revelação, que ficou com a saxofonista chilena Melissa Aldana. Aos 33 anos de idade, ela lançou seu primeiro disco no mercado internacional em 2010, ou seja, há mais de uma década.

Concorriam ao lado de Melissa, a cantora Samara Joy e os saxofonistas James Brandon Lewis e Immanuel Wilkins.

Diferentemente de outras premiações, além dos músicos, também são premiados jornalistas e publicações relacionadas ao mundo do jazz. Entre os prêmios estão melhor revista, melhor blogue e o melhor livro. Você pode conhecer todos os vencedores no no site oficial.

Outro destaque são os Jazz Heroes, que premia pessoas que contribuiram para a divulgação do jazz. Neste ano, 28 pessoas de várias cidades dos Estados Unidos foram premiados. Conheça todos eles na página oficial.

Conheça os 26 vencedores na categoria melhor disco em todas as edições do JJA Jazz Awards awards clicando aqui.











Nenhum comentário:

Postar um comentário