sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Obrigado, Burt


O compositor, pianista e arranjador Burt Bacharah morreu aos 94 anos, no dia 9 de fevereiro. A longevidade do músico o ajudou a perpetuar sua obra e encantar diferentes gerações.

Sua música atemporal ficará mais marcada, é claro, em pessoas que viveram intensamente as décadas de 1960 e 1970, época em que sucessos como "Raindrops Keep Fallin on My Head", "I Say a Little Prayer", "The Look of Love", "Walk on By", "Alfie", "What the World Needs Now is Love" e "(They Long to Be) Close to You" invadiram as paradas de sucesso em várias partes do mundo.

A parceria com o letrista Hal David, que morreu em 2012, aos 91 anos, rendeu três estatuetas no Oscar: melhor trilha sonora e música original, em 1982 (Arthur, o Milionário Sedutor); e trilha sonora em 1970 (Butch Cassidy And The Sundance Kid).

Além disso, foram 21 indicações ao Grammy, e seis prêmios conquistados, entre eles, melhor trilha sonora, pelo filme Butch Cassidy And The Sundance Kid, e música do ano, com "That's What Friends Are For", interpretada por Dione Warwick, Stevie Wonder, Gladys Knight e Elton John, em 1987.

Nos últimos anos, Bacharah fez uma parceria com o cantor inglês Elvis Cotello, com quem gravou o disco Painted from Memory, em 1998. Recentemente, foi lançada a caixa The Songs of Bacharach & Costello, com 4 CDs, incluindo a versão remasterizada do álbum Painted, gravações ao vivo e músicas inéditas compostas pela dupla.
Burt ao lado da cantora Dionne Warwick


Na seara do jazz, há inúmeras gravações e tributos. Abaixo você pode ouvir na íntegra uma compilação de regravações de jazzistas da Blue Note no disco Blue Note Plays Burt Bacharach. Confira também a cantora sueca Rigmor Gustafsson, acompanhada do pianista Jacky Terrasson, interpretando canções gravada pela cantora Dionne Warwick.

Dionne retorna ao Brasil em maio de 2023 para quatro apresentações: 19 de maio, no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR); dia 20 de maio, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro (RJ); dia 23 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF); e dia 25 de maio, no Espaço Unimed, em São Paulo (SP).

Outros registros que você pode ouvir na íntegra são os shows de Burt Bacharah ao lado de Dionne, gravado no Rainbow Room, em Nova York, em 1996.e a apresentação gravada na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em 2012, com a presença de Bacharah e dos músicos Stevie Wonder, Diana Krall, Sheryl Crow, Lyle Lovett, Arturo Sandoval e Michael Feinstein.

Por fim, escute a íntegra do EP de seis músicas, Blue Umbrella, lançado por Bacharach em parceria com o cantor, produtor e compositor Daniel Tashian, último registro lançado por Burt, em 2021, e a trilha do musical da Broadway Some Lovers, composta com o compositor e premiado músico Steven Sater.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário