quarta-feira, 31 de maio de 2023

JJA Jazz Awards 2023: os vencedores


Anualmente, a Jazz Journalists Association (Associação de Jornalistas de Jazz) faz uma votação para premiar os músicos que mais se destacaram no ano. Em 2023, a 27ª edição do JJA Jazz Awards premiou a baterista Terri Lyne Carrington nas categorias melhor jazzista e melhor álbum (New Standards Vol. 1).

O disco da baterista superou os álbuns da cantora Cécile McLorin Salvant (Ghost Song), do saxofonista Miguel Zenón (Música De Las Américas), e do multinstrumentista Tyshawn Sorey (Mesmerism). No ano passado, o prêmio de disco do ano ficou com o saxofonista Kenny Garrett, com o álbum Sounds From The Ancestors. O mesmo disco de Carrington, que traz apenas composições criadas por mulheres, já tinha conquistado o Grammy deste ano na mesma categoria.

Além do quarteto formado por Kris Davis (piano), Linda May Han Oh (baixo), Nicholas Payton (trompete) e Matthew Stevens (guitarra), Carrington convidou vários convidados para acompanhá-la, entre eles, Ambrose Akinmusire, Melanie Charles, Ravi Coltrane, Val Jeanty, Samara Joy, Julian Lage, Michael Mayo, Elena Pinderhughes, Dianne Reeves, Somi e a percussionista brasileira Negah Santos.

Na categoria Conjunto da Obra, que sempre destaca um músico com mais de 40 anos de carreira, o vencedor foi o saxofonista Charles Lloyd, que superou o pianista Keith Jarrett e os saxofonistas George Coleman e Wadada Leo Smith. Em 2022, o vitorioso nesta categoria foi a cantora Sheila Jordan. Lloyd completou 85 anos em março.

O pianista Ahmad Jamal, que morreu no último dia 16 de abril, aos 92 anos, levou o prêmio na categoria melhor disco histórico, que aponta lançamentos de álbuns e gravações "perdidos" de grandes nomes do jazz, nunca antes lançados. O disco Emerald City Nights: Live at the Penthouse traz gravações inéditas do pianista gravadas ao vivo no clube de jazz Penthouse, em Seattle, Washington (EUA), entre 1963 e 1968, com diferentes formações de trios com os baixistas Richard Evans e Jamil Nasser e os bateristas Chuck Lampkin, Vernel Fournier e Frank Gant.
Terri Lyne Carrington ficou com os prêmios de artista do ano e melhor álbum


Diferentemente de outras premiações, além dos músicos, também são premiados jornalistas e publicações relacionadas ao mundo do jazz. Entre os prêmios estão melhor revista, melhor blogue e o melhor livro. Você pode conhecer todos os indicados no no site oficial.

Outro destaque são os Jazz Heroes, que premia pessoas que contribuiram para a divulgação do jazz. Neste ano, 36 pessoas de várias cidades dos Estados Unidos foram premiados. Conheça todos eles na página oficial.

Conheça os 25 vencedores na categoria melhor disco em todas as edições do JJA Jazz Awards awards clicando aqui.

CONJUNTO DA OBRA
Charles Lloyd

MÚSICO
Terri Lyne Carrington

REVELAÇÃO
Samara Joy

COMPOSITOR
Miguel Zenón

ARRANJADOR
Maria Schneider

DISCO
New Standards Vol. 1 — Terri Lyne Carrington (Candid)

DISCO HISTÓRICO
Emerald City Nights: Live at the Penthouse — Ahmad Jamal (Elemental Music)

GRAVADORA
Smoke Sessions

PRODUTOR
Zev Feldman

CANTOR
Kurt Elling

CANTORA
Samara Joy

GRUPO VOCAL
The Manhattan Transfer

ORQUESTRA
Arturo O’Farrill Afro Latin Jazz Orchestra

CONJUNTO
Christian McBride’s New Jawn

DUETO
Fred Hersch and Esperanza Spalding

TROMPETISTA
Jeremy Pelt

TROMBONISTA
Steve Turre

METAIS
Steven Bernstein (slide trompete)

SOPROS
Roscoe Mitchell

SAXOFONISTA ALTO
Immanuel Wilkins

SAXOFONISTA TENOR
Charles Lloyd

SAXOFONISTA BARÍTONO

James Carter

SAXOFONISTA SOPRANO
Dave Liebman

CLARINETISTA
Anat Cohen

FLAUTISTA
Nicole Mitchell

GUITARRISTA
Bill Frisell

BAIXISTA
Linda May Han Oh

BAIXISTA ELÉTRICO

John Patitucci

VIOLINISTA/HARPA/CELLO
Tomeka Reid

PIANISTA
Emmet Cohen

TECLADISTA
Robert Glasper

PERCUSSIONISTA
Zakir Hussain

VIBRAFONISTA
Joel Ross

BATERISTA
Brian Blade