sexta-feira, 25 de setembro de 2020

The Bad Plus - Give

Por 14 anos o Guia de Jazz esteve no ar com a missão de aproximar os internautas ao jazz. Um dos tópicos mais visitados era o de dicas de CDs, no qual dezenas de discos eram indicados e resenhados por mim.

Infelizmente, com o fim do site em setembro de 2015, todo esse acervo foi "perdido". Mas não totalmente perdido.

Além do livro Jazz ao Seu Alcance, que traz todo o conteúdo do guia, você encontrará quinzenalmente neste blog algumas dicas de CDs publicadas anteriormente no site Guia de Jazz.

Sempre que possível, ao final de cada resenha você encontrará vídeos do Youtube com algumas faixas do disco indicado para escutar. Boa leitura e audição. Veja outras dicas de CDs aqui

The Bad Plus - Give (2004)


Parece uma tarefa fácil, mas às vezes escrever sobre alguns CDs pode se tornar tão espinhoso como prestar vestibular. Isso se encaixa bem para o disco do trio norte-americano The Bad Plus, Give.

Desde seu primeiro trabalho, que trazia uma versão de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, o trio formado pelo pianista Ethan Iverson, o baixista Reid Anderson e o baterista David King vem conquistando elogios de toda a crítica especializada e do público que tem a oportunidade de vê-los em ação. Não é possível rotular o som do grupo, mas é certo afirmar que depois dele o jazz nunca mais foi o mesmo.

Para comprovar isto é só escutar a versão impensável da clássica “Iron Man”, do Black Sabbath ainda nos tempos de Ozzy Osbourne. A bateria forte de King e o piano desconcertante de Iverson deixam claro que os rapazes não estão para brincadeira. Em outros dois covers “Velouria”, dos Pixies, e “Street Woman”, de Ornette Coleman, o ouvinte terá a prova definitiva da diversidade musical do trio.

Produzido por Tchad Blake, que trabalhou com Pearl Jam e Peter Gabriel, o CD também traz composições bens distintas dos três músicos. Iverson pariu “Cheney Piñata” e “Do Your Sums Die”; King, responsável pelo som sujo do disco, contribuiu com três músicas, com destaque para “Layin a Strip for the Higher-Self State”, que parece trazer uma pitada do jazz de Nova Orleans.

Já Anderson, que parece ter um papel secundário, mas é essencial no som do grupo, vem com as faixas mais simples para ouvir, entre elas a singela “Nepture” e a quase pop “Dirty Blonde”.

O Bad Plus teve a coragem de remar contra a maré e acabou conquistando alguns milhares de tripulantes para acompanhá-los. Mas cuidado ao ouvir Give, pois marinheiro de primeira viagem pode se afogar neste mosaico musical.









Músicas


1979 Semi-Finalist
Cheney Piñata
Street Woman
And Here We Test Our Powers Of Observation
Frog And Toad
Velouria
Layin' A Strip For The Higher-Self State Line
Do Your Sums - Die Like A Dog - Play For Home
Dirty Blonde
Neptune (The Planet)
Iron Man