quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Original Album Series

Com o fim da era do CD, as gravadoras foram obrigadas a mudar a maneira de vender seus artistas. Os serviços de streaming - para ouvir música online - são uma realidade dura para as gravadoras aceitarem.

A popularização dos smartphones e da rede Wi-Fi fez com que sites como o Deezer e o Spotify se tornassem verdadeiras rádios onlines programadas pelos próprios usuários. Isso sem falar na venda de música digital - que obrigou a indústria fonográfica a vender músicas avulsas para os consumidores.

Para encarar essa nova realidade - além do relançamento de vários discos no formato de vinil - as gravadores também investem no relançamentos de seus catálogos em edições especiais e com preços mais atraentes.

Dois bons exemplos dessa estratégias estão as coleções "Original Album Series”, da gravadora Warner, e "Original Album Classics", da gravadora Sony. A ideia é bem simples. Pegue os discos antigos de um artista, coloque cinco deles em uma caixinha e venda pelo melhor preço que você puder.

Para o consumidor mais tradicional - aquele que ainda gosta de ter um CD em mãos - é uma ótima oportunidade de adquirir aquele antigo disco que ele sempre desejou, mas que por vários motivos ele nunca o comprou. A única desvantagem dessas caixinhas é o acabamento. Apesar de reproduzir as capas originais dos discos, não há encartes e pouca preocupação em fazer um produto bem acabado.

Apesar de tudo, essas duas séries vão agradar o seu ouvido e também o seu bolso. Algumas dessas caixinhas saíram no mercado brasileiro e podem ser encontrados em média por R$ 70. A média de cada CD na caixa será de R$ 14.

Obviamente que para um título antigo, sem encarte e caixa acrílica não é um super preço, mas claramente é mais barato comprar títulos dessas coleções do que comprar individualmente esses discos. Em resumo, vale a pena.

Para os ouvintes de jazz, as duas séries trazem grandes nomes e grandes títulos, entre eles Miles Davis, John Coltrane, Dave Brubeck, Nina Simone, Sonny Rollins, Duke Ellington, George Benson, Mahavishnu Orchestra, Theloniuos Monk, Tony Bennett, Tom Jobim e Ornette Coleman.



Para saber os títulos da série "Original Album Series”, da gravadora Warner, clique aqui. Para saber os títulos da série "Original Album Classics", da gravadora Sony, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário