sábado, 18 de junho de 2022

80 anos de Paul McCartney


O que falar sobre Sir Paul McCartney? Para muitos, ele é o Mozart do século XX. Sua parceria com John Lennon é sem dúvida uma das mais influentes da música do século passado. As canções vão durar para sempre, assim como acontece com as obras de Mozart, Bach, Beethoven, Duke Ellington, Chopin.......

Para quem tem menos de 60 anos, é difícil compreender o que foram os Beatles e como a música do quarteto de Liverpool mudou os rumos da música no século XX. McCarteny também conseguiu ter sucesso depois que os Beatles terminaram. Sua carreira solo tem grandes momentos e suas canções continuam tocando as novas gerações.


A aproximação com os fãs do jazz aconteceu em 2012, com o álbum Kisses on the Bottom. McCartney gravou temas que, segundo ele, foram fundamentais em sua formação. Entre as canções escolhidas estão "It´s Only a Paper Moon”, "More I Cannot Wish You”, "Always" e "Bye Bye Blackbird".

O disco gravado em Los Angeles, com supervisão do produtor Tommy LiPume, tem a participação da cantora Diana Krall, que também toca piano no álbum, e do guitarrista John Pizzarelli. Outros convidados especiais são Joe Walsh, Stevie Wonder e Eric Clapton. Na época do lançamento, o single promocional foi "My Valentine", composto por McCartney, e que ganhou um clipe estrelado por Johnny Depp.

Para celebrar os 80 anos de Paul McCartney, completados no dia 18 de junho de 2022, fica aqui a minha pequena homenagem. Veja abaixo, na íntegra, os vídeos registrados durante as gravações de Kisses on the Bottom, a íntegra de dois discos de John Pizzarelli, um apenas com músicas dos Beatles e outro com canções da carreira solo de Paul, e a coletânea reunindo grandes nomes do jazz, entre eles, Chick Corea, George Benson, McCoy Tyner e Arturo Sandoval, interpretando canções dos Beatles.









Nenhum comentário:

Postar um comentário