segunda-feira, 11 de abril de 2022

Documentário traz o mitológico clube londrino Ronnie Scott


Todos os caminhos levam ao Ronnie Scott's, em Londres. O número 47 da Frith Street, no Soho, é o local preferido de jazzistas e fãs de jazz desde 1965.

A casa leva o nome do seu dono, o saxofonista britânico Ronnie Scott, que idealizou o local com o também saxofonista Pete King. Os dois abriram a casa em 30 de outubro de 1959, na 39 Gerrard Street, no Soho, onde ficou até 1965, quanto mudou para a Frith Street.

Desde então, a meca do jazz na capital britânica continua de pé oferecendo shows de qualidade e uma atmosfera que envolve o público e torna a experiência de ver uma apresentação ao vivo ainda mais marcante.

Por aqui passaram todos os gigantes do jazz, entre eles, Miles Davis, Chet Baker, Nina Simone, Count Basie, Ella Fitzgerald, Thelonious Monk, Oscar Peterson, Ben Webster e Dizzy Gillespie. Algumas dessas apresentações foram registradas pelo fotógrafo Freddy Warren.

Parte do seu acervo pode ser visto no livro Ronnie Scott's 1959-69, que traz fotos de Miles Davis, Art Blakey, Stan Getz, Zoot Sims, Duke Ellington, Nina Simone, entre outros.

A casa também ficou marcada por ser o último local onde o guitarrista Jimi Hendrix tocou, em 16 de setembro de 1970. Dois dias depois de subir, de surpresa, no palco do Ronnie Scott's para fazer uma pequena jam com Eric Burdon and War, o guitarrista morreu aos 27 anos.

Em 2005 a casa foi vendida para os empresários Sally Greene e Michael Watt por 4 milhões de libras. Após uma ampla reforma, o Ronnie Scott reabriu mais moderno e "menos" charmoso aos olhos dos antigos frequentadores. Mas, até hoje, mantém uma programação pujante. Em abril de 2022, entre as atrações, estão Melisa Aldana, Dee Dee Bridgewaters e Yellowjackets.

O Ronnie Scott's também foi palco de um show fechado dos Rolling Stones, em dezembro de 2021. Mick Jagger, Ron Wood e Keith Richards se reuniram para homenagear o baterista Charlie Watts, que morreu em agosto de 2021, aos 80 anos. Watts era um fã de jazz e gravou alguns álbuns exclusivamente tocando jazz. Na plateia estavam apenas familiares dos músicos, além da presença do ex-baixista Bill Wayman.

Outro momento marcante aconteceu em fevereiro de 2014, com a apresentação do cantor Prince. O show foi acompanhado por uma plateia de estrelas, entre elas, a ex-modelo Kate Moss, o músico Noel Gallagher e a cantora Adele
Scott e seu saxofone fazem posse em frente ao mitológico clube de jazz


No início de 2022, foi lançado o documentário Ronnie's. Dirigido pelo documentarista britânico Oliver Murray, o filme mostra o nascimento da casa, conta histórias curiosas e traça um perfil do saxofonista Ronnie Scott, que morreu em 1996, aos 69 anos.

O corpo do músico foi encontrado em seu apartamento, em Londres, com um copo de álcool e comprimidos ao lado. Desde um operação no dente mal sucedido, o músico não conseguiu mais tocar direito seu saxofone e a depressão que já fazia parte de sua vida ficou ainda mais aguda.

Além de dezenas de trechos de apresentações de músicos do quilate de Oscar Peterson, Sonny Rollins, Buddy Rich, Ella Fitzgerald, Miles Davis Sarah Vaughan, Chet Baker entre outros, o documentário traz depoimentos de quem vivenciou a história da casa de jazz londrina, entre eles, o produtor Quincy Jones, o saxofonista Sonny Rollins, o crítico de jazz John Fordham e familiares do Scott. Esse não é o primeiro documentário sobre o Ronnie Scott. Em 1989, Fordham escreveu e narrou um documentário em parceria com o canal BBC. Você pode vê-lo abaixo, na íntegra, sem legendas.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário