segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Jazz on a Summer’s Day

Para muitos, o Newport Jazz Festival é o pai de todos os festivais de jazz que existem no planeta hoje em dia. Criado em 1954, por George Wein (pianista e proprietário do clube Storyville, em Boston), o festival norte-americano teve em seu palco a nata do jazz.

Por lá passaram nomes como Miles Davis, Louis Armstrong, Billie Holiday, Dizzy Gillespie e Duke Ellington.

Em 1958, o fotógrafo Bert Stern foi convidado a registra os quatro dias de festival, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho, durante o feriado da Independência dos Estados Unidos. O resultado é o documentário Jazz on a Summer’s Day, que em 2018 completa 60 anos.

Para comemorar a emblemática data, uma caixa (foto acima) com 2 LPs, o DVD com o documentário (com extras), um CD remasterizado com as músicas que estão no vídeo e um encarte de 40 páginas com dezenas de fotos foi lançado no exterior pela gravadora Charly Records.

A visão de Stern é muito particular. Além dos concertos de músicos do quilate de Thelonious Monk, George Shearing, Gerry Mulligan, Chuck Berry e Louis Armstrong, o fotógrafo dá especial atenção ao público e à atmosfera que envolve o festival.

O palco - localizado no Fort Adams State Park, na cidade de Rhode Island - oferece ao público e aos músicos uma experiência que transcende a música. E é aí que entra o olhar aguçado e talentoso de Stern.

Foto tirada da perspectiva do artista que se apresenta no tradicional palco do Festival

Com uma câmera focada em rostos - dos músicos e da platéia -, Stern consegue colocar o telespectador "dentro" do festival. É um mergulho profundo e íntimo no palco e nas fileiras que formam a eclética audiência, confortavelmente sentada e literalmente participando da história.

A única rateada de Stern foi não registrar outros músicos que participaram desta quinta edição do festival. Ao ver o programação, é possível encontrar nada mais nada menos que Miles Davis, Dave Brubeck, Duke Ellington, Benny Goodman, Ray Charles, Sonny Rollins e Horace Silver. Mas é claro que isso não tira o mérito e o valor histórico das imagens registradas pelo fotógrafo.

Abaixo estão as músicas do CD e do DVD:

The Jimmy Giuffre Trio - The Train And The River
Thelonious Monk - Blue Monk
Sonny Stitt & Sal Salvador - Loose Walk
Anita O`Day - Sweet Georgia Brown
Anita O`Day - Tea For Two
George Shearing - Rondo
Dinah Washington - All Of Me
Gerry Mulligan & the Concert Jazz Band - As Catch Can
Big Maybelle - I Ain`t Mad At You
Chuck Berry - Sweet Little Sixteen
The Chico Hamilton Quintet - Blue Sands
Louis Armstrong - Up A Lazy River
Louis Armstrong - Tiger Rag
Louis Armstrong - Rockin` Chair
Louis Armstrong - When The Saints Go Marchin` In
Mahalia Jackson - Walk All Over God`s Heaven
Mahalia Jackson - Didn`t It Rain?
Mahalia Jackson - The Lord`s Prayer


Veja a seguir o trailer sobre o documentário Jazz on a Summer’s Day



Veja abaixo, na íntegra, alguns shows gravados no palco do Newport Jazz Festival















Nenhum comentário:

Postar um comentário