terça-feira, 20 de abril de 2021

Hoje é Dia do Disco, bebê


Em 1959, o jovem Clint Eastwood escuta o guitarrista de jazz Barney Kessel, em sua casa. Além de Kessel, o disco "Easy Like" tem Buddy Collette (sax e flauta), Claude Williamson (piano), Red Mitchell (baixo) e Shelly Manne (bateria). Vida longa ao velho vinil. Crédito da foto: (CBS Photo Archive/Getty Images)













domingo, 18 de abril de 2021

Norah Jones lança primeiro disco ao vivo gravado em diferentes palcos


E lá se vão quase duas décadas desde que a música "Don't Know Why" apresentou a cantora Norah Jones para o mundo. Na época, com apenas 23 anos, ela surpreendeu ao conquistar cinco Grammy de uma vez só.

Com vários discos no currículo e uma carreira que caminha pelo pop, folk e jazz, Norah Jones lança agora seu primeiro disco ao vivo: Til We Meet Again, com gravações registradas entre 2017 e 2019, nos EUA, Brasil, França e Itália.

Das 14 músicas, seis foram gravadas no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), e a maioria com o formato de trio, com Norah (piano), Brian Blade (bateria) e Christopher Thomas (baixo). O percussionista brasileiro Marcelo Costa toca na faixa "Those Sweet Words", gravada em 13 de dezembro de 2019, no Vivo Rio, e o flautista carioca Jorge Continentino participa da faixa "Just a Little Bit", também registrada no Rio.

O álbum também traz três músicas do seu disco de estreia Come Away with Me, são elas: "Cold, Cold Heart", "Don't Know Why" e "I’ve Got To See You Again", esta última gravada na França. A formação de trio é deixada de lado na ótima "It Was You", que originalmente foi lançada no EP Begin Again, de 2019. Aqui, ela aparece com a participação do órgão de Pete Remm, que também está na faixa "Begin Again".



Em trio, é possível ouvir melhor os acordes do piano de Norah. Eles são essenciais em faixas como "After the Fall", "Flipside" e "Tragedy". A cantora também incluiu no repertória a música “Falling”, parceria de Norah com o brasileiro Rodrigo Amarante, do grupo Los Hermanos.

O disco fecha com uma versão solo da música "Black Hole Sun", originalmente gravada pelo grupo Soundgarden. Foi a primeira vez que a cantora interpretou essa música, uma homenagem ao cantor Chris Cornell, que se suicidou em 18 de maio de 2017, aos 52 anos, em um quarto de hotel, horas depois de ter se apresentado no Fox Theatre, em Detroit, mesmo local escolhido pela cantora para lembrar Cornell, apenas cinco dias após a última apresentação de Cornell no comando do Soundgarden.