sexta-feira, 22 de abril de 2016

Soundcloud

Nos últimos anos, vários sites se tornaram populares em divulgar novos talentos da música e, obviamente, de lendas da música mundial. Além dos já famosos Twitter, Youtube e Facebook, outros sites - especificamente de música - têm conseguido espaço importante para músicos divulgares seus trabalhos.

As páginas que merecem mais destaques são Bandcamp, Soundcloud e ReverbNation. Os três sites tem em comum divulgar quase sempre na íntegra discos para ouvir em streaming, ou seja, como se fosse uma rádio pré-gravada. Esses sites são muito parecidos com o serviço oferecido pelos populares Deezer e Spotify.

A principal diferença é que Deezer e Spotify são basicamente grandes discotecas para ouvir música online. Já Bandcamp, Soundcloud e ReverbNation tem como principal objetivo divulgar novos músicos e oferecer uma audição prévia - quase sempre na íntegra - de um determinado álbum para depois oferecê-lo para vender na mesma página.
Abaixo você encontra links interessantes de usuários do site Soundcloud.

A maior parte dos indicados é de gravadoras de jazz ou similares. Essas são as páginas que eu sigo frequentemente. Vale dizer que você pode criar sua própria página no Soundcloud, assim como fazem artistas e gravadoras.

Após se cadastrar, você pode fazer upload de suas músicas preferidas. Mas há um detalhe importante. Músicas de artistas muito populares normalmente são recusadas pelo site. O motivo oficial para a recusa é infringir direitos autorais. Com essa política, o Soundcloud deixa claro que seu principal "cliente" é de músicos e gravadoras que usam sua plataforma para divulgar seus trabalhos.

Outro opção interessante no Soundcloud é a possibilidade de criar playlists a partir de milhares de músicas que estão disponíveis no site para ouvir online. Além disso, é possível embedar playlists em seu blog pessoal, e assim compartilhar suas músicas preferidas com os leitores de seu blog. Boa navegação.

Além da playlist que você encontra logo abaixo, com 500 músicas, você pode ouvir uma segunda playlist, criada por mim, com mais dezenas de músicas encontradas no Soundcloud, todas elas de artistas de jazz. Entre os músicos encontrados nessa playlista estão Azymuth, Eumir Deodato, Matthew Shipp, Amaro Freitas e Shai Maestro, Para ouvir, clique aqui.

Jazz ao Seu Alcance

Jazz Mais Jazz

High Note Records

Concord Music

Blue Note

Braithwaite & KatzPro

Jazz Standard NYC

Sounds Of Berklee

Verve Music

1888 Media

Jazz 88.3 FM

Resonance Jazz

Smooth Jazz Global

Basin Street Records

SFJAZZ

Mack Avenue

Posi-Tone Records

Chick Corea

Emiliano Sampaio

Kamasi Washington

Bebel Gilberto

Larry Goldings

The Jazz Spotlight

Núcleo Contemporâneo

Bastard Jazz

Sunnyside Records

Smalls Jazz Club

Jazz Global Media

BFM Jazz

Jazz FM 91

Justin Time

Matt Pierson Music

Two for the Show Media

Fully Altered Media

WTJU 91.1 FM

Jazzhead

Edition Records

Ozella Music

577 Records

Jazz & People

Naim Records

Bethlehem Records


Nenhum comentário:

Postar um comentário