quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Trilhas e jazz caminham juntos na longa estrada percorrida por Dave Grusin


A carreira de seis décadas não foi o suficiente para o pianista e compositor norte-americano Dave Grusin sair do anonimato. Mas a falta de reconhecimento com o grande público é até compreensível, já que o músico dedicou grande parte de sua trajetória para as trilhas sonoras de filmes e séries de TV.

Mesmo com 10 prêmios Grammy em casa e um Oscar, o nome do compositor raramente é lembrado. Quando pensamos em trilhas sonoras, normalmente vem à nossa cabeça gigantes como Ennio Morricone, John Williams, Henry Mancini, Michel Legrand e Burt Bacharach.

Mas Grusin tem sim uma música que é conhecida "por todos", sem que a maioria desconfie que foi ele que a compôs: "It Might Be You", tema do filme Tootsie (1982), ficou famosa na voz do cantor Stephen Bishop. O filme estrelado por Dustin Hoffman fez sucesso mundialmente e a trilha sonora composta por Grusin indicada ao Oscar.

Hoffman também cruzou o caminho do compositor em A Primeira Noite de um Homem (The Graduate), de 1968. Mas, como de costume, a presença de Grusin não é notada, já que a música tema do filme é um marco do cinema: "Mrs. Robinson", interpretada pela dupla Simon & Garfunkel.

Outra trilha sonora com a marca do compositor é The Fabulous Baker Boys (1989), estrelado por Michelle Pfeiffer, Jeff Bridges e Beau Bridges. Grusin aparece ao lado de jazzistas como Ernie Watts (sax), Lee Ritenour (guitarra) e Harvey Mason (bateria). O disco rendeu dois Grammy para o compositor, incluíndo o de melhor arranjo instrumental com vocal, executado pela atriz Michelle Pfeiffer.

O lado jazzista de Grusin ganha espaço a partir da década de 1980, quando lança o selo GRP ao lado do produtor Larry Rosen. Além de álbuns próprios, entre eles tributos a Duke Ellington, George Gershwin, Henry Mancini, Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, Grusin dirigiu discos de dezenas de jazzistas como Lee Ritenour, Dave Weckel, Chick Corea, Dianne Schuur, Dave Valentin, David Benoit, John Patitucci, Eric Marienthal, Frank Gambale, Tom Scott e Michael Brecker.

Em 1985, o disco Harlequim, em parceria com o guitarrista Lee Ritenour, recebeu três indicações ao Grammy, incluindo o de melhor arranjo instrumental acompanhado de vocal pela música "Harlequim", que tem a participação do cantor Ivan Lins, compositor da canção ao lado do parceiro Vitor Martins. O álbum ficou com o Grammy de melhor arranjo instrumental pela música "Early A.M. Attitude".

O compositor lançou em 2010 o DVD ao vivo An Evening With Dave Grusin, que traz o músico regendo a orquestra de Henry Mancini e um repertório com canções de Bernstein, Gershwin, Mancini, Sondheim e, é claro, Grusin. Participam do concerto os cantores Jon Secada, Monica Mancini e Patti Austin, o vibrafonista Gary Burton, o flautista Nestor Torres e o trompetista Arturo Sandoval. O show completo está disponível no fim desta matéria.

Em 2020, foi lançado o documentário Dave Grusin: Not Enough Time, que conta a longa trajetória do compositor, com depoimentos de Quincy Jones, Michael Keaton, James Taylor, Marcus Miller, Tommy Lipuma, Lee Ritenour, Harvey Mason, Ernie Watts, Russ Titelman, Don Grusin, Eddie Daniels, David Benoit e Dori Caymmi. Visite o site oficial do documentário e conheça um pouco mais sobre sua produção.

Em entrevista durante a divulgação do documentário, Grusin disse que o principal papel da música cinematográfica é desencadear uma resposta emocional à cena, e que a primeira tarefa é determinar como o diretor deseja que seu público reaja e, em seguida, encontrar motivos musicais que aumentem essa reação. "Em última análise, a estética da música tem que cumprir esse dever, então é assim que determino se a partitura está funcionando ou não", explicou o compositor que completará 90 anos em 2024.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário