sexta-feira, 28 de agosto de 2020

100 x Charlie Parker

Em 2020, mais especificamente em 29 de agosto, o mundo do jazz comemora o centenário de Charlie Parker, considerado um dos cinco mais importantes jazzistas de todos os tempos. Apesar de ter vivido apenas 34 anos, o saxofonista é uma fonte de inspiração para qualquer músico de jazz. Ao lado de Dizzy Gillespie e Thelonoius Monk, criou uma nova maneira de tocar jazz, o bebop, que trouxe uma liberdade nunca antes experimentada pelos músicos de jazz.

Charlie Parker e Miles Davis gravaram juntos pela primeira vez em 1947


Isso aconteceu na década de 1940 e, até hoje, o furação Bird (como também era conhecido) continua no imaginário dos fãs de jazz e dos músicos que não cansam de reverenciar este verdadeiro gênio, que morreu em 12 de março de 1955. Para conhecer mais sobre a vida do saxofonista, não deixe de assistir ao filme Bird, estrelado por Forest Whitaker e dirigido por Clint Eastwood, em 1988. Saiba mais sobre a vida do músico clicando aqui .

No link abaixo você encontro o podcast produzido pelo site Straight No Chaser, com uma bela seleção de gravações do músico, entre elas, os temas "Hot House", "Ornithology", "Ah-Leu-Cha" e "Ko-Ko".




Vídeo mostra a trajetória do saxofonista



Trailer do filme Bird, de 1988, dirigido por Clint Eastwood



Disco gravado no Town Hall, em 1945, na cidade de Nova York, com Dizzy Gillespie



Álbum de Parker acompanhado por orquestra de cordas e produzido por Norman Granz

Nenhum comentário:

Postar um comentário