segunda-feira, 25 de abril de 2016

Documentários

Conhecer um pouco mais as raízes do jazz pode ser uma boa maneira de se familiarizar com ele. Mas talvez não seja isso o que você esteja procurando. Por outro lado, pode ser interessante se embrenhar um pouco mais sobre um determinado assunto, neste caso o jazz.

O premiado documentário Jazz, realizado pelo documentarista Ken Burns, é uma referência quando se fala sobre a história do jazz. É indiscutível a importância deste documentário para começar a conhecer as origens do jazz e entender como o jazz chegou até o ponto em que estamos.

Mas neste post resolvi colocar alguns documentários que encontrei na internet - todos na íntegra - que me fascinaram de alguma maneira.

O primeiro vídeo conta a história da mais festejada cantora de jazz de todos os tempos: Billie Holiday. Com legendas em português, você conhecerá um pouco mais da vida da cantora e ouvirá depoimentos de vários músicos de jazz.

O segundo vídeo - com legendas em português - conta a trajetória da cantora Sarah Vaughan. Ao lado de Billie e Ella Fitzgerald, ela completa a trinca das grandes vozes do jazz do século XX. Escrito por Dan Morgenstern - ex-editor da revista Downbeat e vencedor de oito Grammy por seus textos escritos para encartes de discos -, o documentário traz várias apresentações da cantora e depoimentos de pessoas que conviveram com a Divina.

O terceiro documentário - dividido em duas partes e com legendas em espanhol - destaca o ano de 1959 para a história do jazz. O filme mostra como os discos de Miles Davis, Dave Brubeck, Ornette Colleman e de Charles Mingus - todos lançados em 1959 - mudaram as perspectivas da história do jazz.

O quarto documentário - com legendas em espanhol - detalha a criação, o desenvolvimento e a influência do selo Blue Note, criado em Alfred Lion e Francis Wolff. Entre os músicos que gravaram e ajudaram a consolidar a reputação da gravadora estão Dexter Gordon, John Coltrane, Jimmy Smith, Art Blakey, Wayner Shorter, Lee Morgan e Horace Silver.

O quinto documentário é sobre o saxofonista John Coltrane. Com o título original de "The World According John Coltrane", o vídeo traz apresentações do músico ao lado de grande nomes do jazz e depoimentos de jazzistas que conviveram com o saxofonista, entre eles o pianista Tommy Flanagan, a baterista Rashied Ali, o saxofonista Roscoe Mitchell e a ex mulher do músico, Alice Coltrane. O documentário é em inglês, mas você pode colocar legendas em português, oferecidas pelo próprio Youtube.

O sexto documentária mostra a trajetória do trompetista Dizzy Gillespie.. Criador do bebop na década de 50 ao lado de Charlie Parker, Gillespie foi um dos mais influentes músicos da história do jazz.

Produzido em 1990, três anos antes da morte do músico, o documentário traz entrevistas com Dizzy e vários membros da orquestra regida por ele, entre eles John Lewis, James Moody e Johnny Griffin. O vídeo é em inglês, mas você pode colocar legendas em inglês, oferecidas pelo próprio Youtube.

O sétimo vídeo traz um documentário que tentar abranger todas a história do jazz. Com depoimentos e pequenos vídeos com apresentações de jazzistas, o documentário consegue levar o espectador por meio dos movimentos do jazz e entrevistas com nomes do quilate de Randy Weston, Wayne SHorter, Wynton Marsalis, Tony Benntt, Carmen McRae e Joe Williams.

O último documentário fala sobre o saxofonista Sonny Rollins. Realizado em 1986, o documentário Saxophone Colossus mostra a trajetória do músico e seu desenvolvimento artístico. Além de uma longa conversa com Rollins, o vídeo também conversa com os críticos Gary Giddins e Francis Davis.

Outro destaque é a apresentação de Rollins ao lado da Orquestra Sinfônica do Japão. O vídeo é em inglês, mas você pode colocar legendas em inglês, oferecidas pelo próprio Youtube.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário