terça-feira, 19 de junho de 2018

Icons Among Us

Diferentemente do documentário Jazz, produzido por Ken Burns, em 2001, que contava os primórdios do jazz e trazia informações históricas sobre o seu desenvolvimento, o documentário Icons Among Us - In The Present Jazz - dirigida por Michael Rivoira, Lars Larson e Peter J. Vogt - apresenta a vanguarda do jazz atual.

Em quatro episódios, o filme traz entrevistas com Avishai Cohen, Matthew Shipp, Nicholas Payton, Jason Moran, The Bad Plus, Medeski, Martin and Wood, Ravi Coltrane, Herbie Hancock, Wynton Marsalis, Wayne Shorter, entre outros.

O bate-papo informal com esses músicos tenta mostrar que a grande arte do jazz - a improvisação - está acima de rótulos e dogmas criados pela indústria fonográfica.

Com apresentações gravadas nos EUA e na Europa, o documentário vai surpreender o espectador que ainda pensa que jazz é uma arte exclusivamente norte-americana.

Apesar de ter se desenvolvido nos EUA, o documentário mostra como os músicos europeus absorveram a linguagem do jazz e mesclaram com a tradição de músicas de diferentes países do continente europeu, entre eles, Noruega, Inglaterra, Suécia e Holanda.

O DVD - que traz um resumo dos quatro episódios originalmente apresentados em uma emissora norte-americana - pode ser encontrada em sites como a Amazon. Saiba mais sobre o DVD aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário