sábado, 21 de maio de 2022

Jazz Fest: A New Orleans Story


O documentário Jazz Fest: A New Orleans Story, traz a história de 50 anos do festival nascido na cidade conhecida como o berço do jazz.

Anualmente, milhares de pessoas se dirigem ao estado da Louisiana, às margens do rio Mississippi, próxima ao Golfo do México, para celebrar a música, a comida e a cultura de uma das regiões mais pulsantes dos Estados Unidos.

São 14 palcos e uma semana de festa liderada por músicos locais e gigantes da música de diferentes gêneros, épocas, cores e propostas.

Em 1962, houve um movimento para lançar um festival semelhante ao de Newport, mas as leis de Jim Crowe, que proibiam músicos brancos e negros de se apresentarem no mesmo palco, fizeram o projeto ser engavetado até 1970, quando finalmente o festival criado por George Wein nasceu.


O documentário combina apresentações ao vivo e entrevistas realizadas durante as comemorações do jubileu do festival, em 2019, apresentando alguns dos maiores nomes da indústria da música, incluindo Jimmy Buffett, Bruce Springsteen, Katy Perry, Pitbull, Al Green, Herbie Hancock, Aaron Neville, Irma Thomas, Earth, Wind & Fire e muitos outros. Além disso, o filme também traz fotos históricas de arquivo captadas durante meio século de vida do festival.

Codirigido Oscar Frank Marshall, cinco vezes indicado ao Oscar, e Ryan Suffern, o documentário estreou no cinema dos Estados Unidos em 13 de maio. A longa história de Marshall em Hollywood inclui a produção de filmes indicados ao Oscar como Caçadores da Arca Perdida, O Sexto Sentido, A Cor Púrpura, Seabiscuit e O Curioso Caso de Benjamin Button.
Multidão se reúne para ver as atrações no palco principal do festival


O documentário lembra a destruição da cidade de Nova Orleans pelo furação Katrina, em 2005, e o renascimento do festival, com a emocionante apresentação do cantor Bruce Springsteen, que tocou pela primeira vez no evento. Na época, Springsteen estava em turnê com o disco We Shall Overcome: The Seeger Sessions, com músicas do repertório do ativista e cantor folk Pete Seeger.

Apesar de ter perdido o seu carater simplório e local, quando as pessoas saiam pelas ruas da cidade celebrando as raízes do jazz e da música de Jelly Roll Morton (1890-1941) e Buddy Bolden (1877-1931), o festival ainda oferece uma experiência inesquecível ao público. Pois a essência do jazz continua pairando em cada pedaço da cidade mais musical da América.

Para saber mais sobre o festival de Nova Orlenans, confira a matéria sobre a caixa com cinco CDs e 50 músicas gravadas ao vivo ao longo dos anos no festival, lançada pela gravadora Smithsonian Folkways. O site Nola, que traz informações sobre a cidade de Nova Orleans, fez um compilado das principais atrações do festival ao longo da cinco décadas. Leia o artigo para conhecer o destaque de cada edição e outras curiosidades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário