sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Grammy 2024: os indicados


A Academia do Grammy anunciou no dia 10 de novembro os indicados para a 66ª edição dos prêmios Grammy, que acontecerá no dia 4 de fevereiro de 2024. Ao todo, são 94 categorias dos mais diversos gêneros musicais, entre eles, rock, pop, blues, clássico, folk, R&B, rap, country, new age, gospel e jazz.


A categoria de jazz é dividida em seis sub-categorias: improviso, álbum, álbum vocal, orquestra, latino e alternativo. Neste ano, o jazz ganhou uma nova sub-categoria chamada de Alternative Jazz Album, que traz indicados discos que têm "pitadas de jazz". Entre os indicados nesta nova categoria estão Meshell Ndegeocello, Kurk Elling & Charlie Hunter e Cory Henry. São cinco indicados em cada categoria. Os artistas de jazz também aparecem com frequência em outras categorias, entre elas, composição instrumental e arranjo.

O destaque deste ano é, novamente, o cantor, pianista e arranjador Jon Batiste, que teve a proeza de ser indicado em seis categorias diferentes, entre elas, as três mais importantes: gravação do ano, disco do ano e canção do ano. Ele também concorre na categoria melhor performance de jazz, pela música "Movement 18' (Heroes)", do disco World Music Radio.

Há dois anos, Batiste levou cinco prêmios Grammy (música americana tradicional, performance de música americana tradicional, trilha sonora original, melhor vídeo e disco do ano). O disco vitorioso do músico foi We are, que mistura jazz, R&B, o soul e rap. Além dos quatro prêmios por We Are, o músico conquistou em 2022 o Grammy pela trilha sonora do filme Soul, que foi composta por Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross. A trilha também levou o Oscar e o Globo de Ouro algumas semanas antes.
Jon Batiste volta a concorrer em várias categorias, entre elas, gravação do ano

Na categoria melhor disco de jazz, estão a saxofonista Lakecia Benjamin, o baixista Adam Blackstone, o pianista Billy Childs, o guitarrista Pat Metheny e o pianista Kenny Barron. Na edição do ano passado, o melhor disco de jazz ficou com a baterista Terri Lyne Carrington.

Destaque para a jovem Lakecia Benjamin, que participou do Festival MIMO, no Brasil, em maio de 2023. Produzido por Lyne Carrington, o álbum traz a saxofonista ainda mais livre e eclética, mostrando que ela continuará sendo onipresente com sua música desafiadora e ao mesmo tempo acessível.

Na categoria melhor disco de jazz latino, teremos um embate entre três artistas brasileiros: Eliane Elias, Ivan Lins e Luciana Souza & Trio Corrente (foto abaixo). É a primeira vez que três músicos do Brasil disputam a mesma categoria no Grammy.

No ano passado, o melhor disco de jazz latino ficou com o pianista Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra. O último brasileiro a ganhar o Grammy foi a pianista Eliane Elias, com o disco Mirror Mirror, em 2022, na categoria melhor disco de jazz latino. Essa é a sexta indicação de Eliane.

Vale um destaque especial para o encontro da cantora Luciana Souza com o Trio Corrente. Morando há décadas nos Estados Unidos, Luciana é a mais respeitada cantora brasileira no exterior, entregando com frequência grandes álbuns. Desta vez, o formato de trio (piano, baixo e bateria) deixou sua técnica vocal ainda mais evidente. No cardápio, temas de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Djavan e Paulinho da Viola.

Entre os cantores, o melhor disco de jazz vocal será disputado entre Patti Austin, Esperanza Spalding (parceria com Fred Hersch), Gretchen Parlato (parceria com Lionel Loueke), Cécile McLorin Salvant e Nicole Zuraitis. Na edição do ano passado, o melhor disco de jazz vocal ficou com a cantora Samara Joy.

A categoria tem competidoras de peso, como Cécile e Esperanza, que já ganharam o prêmio mais de uma vez. A veterana Patti Austin também já tem um Grammy de melhor disco de jazz vocal, e desta vez tem a seu favor o repertório de Ella Fitzgerald. Correndo por fora, está Gretchen Parlato e seu belíssimo disco ao lado do guitarrista africano Lionel Loueke.

Por fim, a nova categoria do jazz tem entre seus indicados a deliciosa parceria entre o cantor Kurk Elling e o guitarrista Charlie Hunter. A dupla já tinha sido indicada na categoria melhor disco de jazz vocal em 2022, mas não levou. Agora, eles repetem a dose, com a mesma mistura de soul, funk, r&b e jazz. Ouvir Elling usando todo o seu domínio vocal em melodias não jazzísticas é uma experiência enriquecedora. Merece, e muito, levar o prêmio.

O jazz também concorre na categoria Best Album Notes, com o disco Evenings At The Village Gate: John Coltrane With Eric Dolphy (Live), que traz textos do premiado jornalista de jazz Ashley Kahn. Outra categoria fora do jazz, mas com músicos de jazz, é a Best Classical Compendium, que tem indicado o álbum Sardinia, do saudoso pianista Chick Corea.

IMPROVISAÇÃO DE SOLISTA


Movement 18' (Heroes)
Jon Batiste

Basquiat
Lakecia Benjamin

Vulnerable (Live)
Adam Blackstone Featuring The Baylor Project & Russell Ferranté

But Not For Me
Fred Hersch & Esperanza Spalding

Tight
Samara Joy

DISCO DE JAZZ VOCAL


For Ella 2
Patti Austin Featuring Gordon Goodwin's Big Phat Band

Alive At The Village Vanguard
Fred Hersch & Esperanza Spalding

Lean In
Gretchen Parlato & Lionel Loueke

Mélusine Cécile McLorin Salvant

How Love Begins
Nicole Zuraitis

DISCO DE JAZZ


The Source
Kenny Barron

Phoenix
Lakecia Benjamin

Legacy: The Instrumental Jawn
Adam Blackstone

The Winds Of Change
Billy Childs

Dream Box
Pat Metheny

DISCO DE ORQUESTRA


The Chick Corea Symphony Tribute - Ritmo
ADDA Simfònica, Josep Vicent, Emilio Solla

Dynamic Maximum Tension
Darcy James Argue's Secret Society

Basie Swings The Blues
The Count Basie Orchestra Directed By Scotty Barnhart

Olympians
Vince Mendoza & Metropole Orkest

The Charles Mingus Centennial Sessions
Mingus Big Band

DISCO DE JAZZ LATINO


Quietude
Eliane Elias

My Heart Speaks
Ivan Lins With The Tblisi Symphony Orchestra

Vox Humana
Bobby Sanabria Multiverse Big Band

Cometa
Luciana Souza & Trio Corrente

El Arte Del Bolero Vol. 2
Miguel Zenón & Luis Perdomo

DISCO DE JAZZ ALTERNATIVO


Love In Exile
Arooj Aftab, Vijay Iyer, Shahzad Ismaily

Quality Over Opinion
Louis Cole

SuperBlue: The Iridescent Spree
Kurt Elling, Charlie Hunter, SuperBlue

Live At The Piano
Cory Henry

The Omnichord Real Book
Meshell Ndegeocello

DISCO INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEO


As We Speak
Béla Fleck, Zakir Hussain, Edgar Meyer, Featuring Rakesh Chaurasia

On Becoming
House Of Waters

Jazz Hands
Bob James

The Layers
Julian Lage

All One
Ben Wendel

MELHOR ARRANJO INSTRUMENTAL E VOCAL


April In Paris
Gordon Goodwin, arranger (Patti Austin Featuring Gordon Goodwin's Big Phat Band)

Com Que Voz (Live)
John Beasley & Maria Mendes, arrangers (Maria Mendes Featuring John Beasley & Metropole Orkest)

Fenestra
Godwin Louis, arranger (Cécile McLorin Salvant)

In The Wee Small Hours Of The Morning
Erin Bentlage, Jacob Collier, Sara Gazarek, Johnaye Kendrick & Amanda Taylor, arrangers (säje Featuring Jacob Collier)

Lush Life
Kendric McCallister, arranger (Samara Joy)