sexta-feira, 22 de abril de 2022

JJA Jazz Awards 2022: os indicados


Anualmente, a Jazz Journalists Association (Associação de Jornalistas de Jazz) faz uma votação para premiar os músicos que mais se destacaram no ano. Os indicados para a 26ª edição foram anunciados no mês de abril, e os vencedores serão conhecidos no dia 3 de maio.

Os músicos com mais indicações nesta edição são o trompetista Wadada Leo Smith e o saxofonista Charles Lloyd. Para ver todos os indicados nas 35 categorias, visite o site oficial da premiação.

Entre os prêmios mais cobiçados estão o de Conjunto da Obra, que sempre destaca um músico com mais de 50 anos de carreira, Músico do ano e disco do ano.

Os concorrentes na categoria músico do ano são o cantor e pianista Jon Batiste, Wadada Leo Smith, o guitarrista Pat Metheny, William Parker e o saxofonista James Brandon Lewis. Batiste foi o grande vitorioso da edição deste do ano Grammy, com cinco prêmios.

Na categoria de disco do ano, além de Lewis (Jessup Wagon) e Smith (The Chicago Symphonies) também estão no páreo o William Parker (Trencadis – A Selection from Migration of Silence Into and Out of The Tone World), os saxofonistas Kenny Garrett (Sounds from the Ancestors) e Charles Lloyd and the Marvels (Tone Poem) e a cantora Jazzmeia Horn (Dear Love). No ano passado, o prêmio de disco do ano ficou com a arranjadora Maria Schneider Orchestra, com o disco Data Lords.

Os veteranos que concorrem ao prêmio de Conjunto da Obra são o baixista Roscoe Mitchell, os saxofonistas Charles Lloyd e Marshall Allen, a pianista Toshiko Akyoshi, o baixista William Parker, o trompetista Wadada Leo Smith (foto abaixo) e a cantora Sheila Jordan. Na última edição do prêmio, o vitorioso nesta categoria foi baixista o Ron Carter, que completará 85 anos no dia 4 de maio.

A premiação também tem a categoria melhor disco histórico, que aponta lançamentos de álbuns e gravações "perdidos" de grandes nomes do jazz, nunca antes lançados.

Neste ano, os indicados são John Coltrane (A Love Supreme: Live in Seattle), Roy Brooks (Understanding), Hasaan Ibn Ali (Metaphysics: The Lost Atlantic Album), Roy Hargrove & Mulgrew Miller (In Harmony) e Lee Morgan (The Complete Live at the Lighthouse).

Diferentemente de outras premiações, além dos músicos, também são premiados jornalistas e publicações relacionadas ao mundo do jazz. Entre os prêmios estão melhor revista, melhor blogue e o melhor livro. Você pode conhecer todos os indicados no no site oficial.

Outro destaque são os Jazz Heroes, que premia pessoas que contribuiram para a divulgação do jazz. Neste ano, 28 pessoas de várias cidades dos Estados Unidos foram premiados. Conheça todos eles na página oficial.

Conheça os 25 vencedores na categoria melhor disco em todas as edições do JJA Jazz Awards awards clicando aqui.













Nenhum comentário:

Postar um comentário