segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Jacky Terrasson - Reach


Por 14 anos o Guia de Jazz esteve no ar com a missão de aproximar os internautas ao jazz. Um dos tópicos mais visitados era o de dicas de CDs, no qual dezenas de discos eram indicados e resenhados por mim. Infelizmente, com o fim do site em setembro de 2015, todo esse acervo foi "perdido".

Mas não totalmente perdido. Além do livro Jazz ao Seu Alcance - que traz todo o conteúdo do guia (dicas de CDs, DVDs, livros, entrevistas e muito mais) - você encontrará quinzenalmente neste blog algumas dicas de CDs publicadas anteriormente no site Guia de Jazz.

Sempre que possível, ao final de cada resenha você encontrará vídeos do Youtube com algumas faixas do disco indicado para escutar. Boa leitura e audição. Veja outras dicas de CDs aqui.

Jacky Terrasson - Reach (1995)


Ser um músico de jazz e não ter nascido nos Estados Unidos é uma barreira que centenas de talentosos instrumentistas têm tentado superar. Isto não quer dizer que ser europeu, africano, asiático ou sul-americano é um problema, mas sem dúvida nenhuma é um “empecilho” que atrapalha o reconhecimento de um músico não americano.

Essa é mais ou menos a história do pianista alemão Jacky Terrasson. Nascido em Berlim, Terrasson mudou para Paris ainda durante a infância. Nos anos seguintes, o jovem músico estudou e tornou-se um dos maiores pianistas da atualidade. Sua carreira começou a deslanchar em 1993, quando conquistou o primeiro lugar no influente prêmio Thelonious Monk.

Este prêmio foi o passaporte para gravar nos Estados Unidos, mais especificamente na Blue Note. Seu primeiro CD foi lançado em 1993, mas vamos falar aqui do segundo disco editado pela Blue Note, Reach. Apesar da influência de Bud Powell e Thelonious Monk, é impossível não lembrar de Keith Jarrett logo nos primeiros acordes de Terrasson. A vitalidade dos solos e o improviso apurado são características marcantes de Terrasson e principais marcas de Jarrett.

Neste trabalho, assim como no primeiro CD, o pianista está acompanhado do baixista Ugonna Okegwo e do baterista Leon Parker. No encarte do disco, Terrasson diz que a concepção do disco foi gravar três músicos de jazz tocando livremente em um pequeno estúdio. Não há cortes, ou seja, o trio não se preocupou em fazer um disco “limpo”, o que realmente interessa é a interação entre os músicos e o resto é deixar rolar.

Para entender melhor o que isto quer dizer escute a música “Reach”. É magia pura, não é possível não vibrar ao ouvir esse tema que ainda conta com o clássico “Smoke Gets In Your Eyes” no meio tudo. Outro momento de transe acontece em “All My Life”, composta por Parker, e “Happy”, com destaque para o baixo de Okegwo. O CD também abre espaço para dois clássicos da música norte-americana, “(I Love You) For Sentimental Reasons” e “Just One Of Those Things”, de Cole Porter. Para fechar, a balada “Baby Plum” e “The Rat Race”, que vai tirar o fôlego de muito ouvinte.



OUTROS FORMATOS

O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic, magazine e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para seis formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.

Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Magazine
Timeslide