Anualmente, a Jazz Journalists Association (Associação de Jornalistas de Jazz) faz uma votação para premiar os músicos que mais se destacaram no ano. Em 2025, a 29ª edição do JJA Jazz Awards premiou a saxofonista Marshall Allen como jazzista do ano, e o saxofonista George Coleman (foto) pelo conjunto da obra.
O prêmio para o melhor disco de jazz ficou com outro saxofonista, Charles Lloyd, pelo álbum The Sky Woll Still Be There Tomorrow, lançado pela Blue Note. Ele superou artistas como Steve Coleman, Zaccai Curtis, Kris Davis, Orrin Evans and the Captain Black Big Band.
Por falar em saxofonistas, o JJA Jazz Awards premiou outros cinco além dos citados. São eles: Joe Lovano (sax tenor), Immanuel Wilkins (sax alto), James Carter (sax barítono), Branford Marsalis (sax soprano) e Chris Potter (saxes variados).
O músico do ano foi o centenário saxofonista Marshall Allen. Há sete décadas ele toca na Sun Ra Arkestra e, em em 1995, assumiu como líder da banda (após a morte de Sun Ra em 1993 e a morte de John Gilmore dois anos depois). Allen nasceu na Louisville, no estado norte-americano do Kentucky, e estudou saxofone alto em Paris, na década de 1940. Ele completou 100 anos em maio de 2024.
Na categoria melhor disco histórico, que aponta lançamentos de álbuns e gravações "perdidos" de grandes nomes do jazz, nunca antes lançados, o prêmio ficou com Forces Of Nature - Live at Slugs , da Blue Note Records, estrelado pelo pianista McCoy Tyner e o saxofonista Joe Henderson. Gravado no clube de jazz Slugs' Saloon, em 1966, na cidade de Nova York. O quarteto completo ainda conta com Henry Grimes (baixo) e Jack DeJohnette (bateria).
Na categoria Conjunto da Obra, que sempre destaca um músico com mais de 40 anos de carreira, o vencedor foi o saxofonista saxofonista George Coleman (foto), que superou o saxofonista Joe Lovano e o trompetista Wadada Leo Smith. Em 2024, o vitorioso nesta categoria foi o baterista Jack DeJohnette.
Diferentemente de outras premiações, além dos músicos, também são premiados jornalistas e publicações relacionadas ao mundo do jazz. Entre os prêmios estão melhor revista, melhor blogue e o melhor livro. Você pode conhecer todos os vencedores no site oficial.
Outro destaque são os Jazz Heroes, que premia pessoas que contribuiram para a divulgação do jazz. Neste ano, 36 pessoas de várias cidades dos Estados Unidos foram premiados. Conheça todos eles na página oficial.
Conheça os 29 vencedores na categoria melhor disco em todas as edições do JJA Jazz Awards awards clicando aqui.
George Coleman
MÚSICO
Marshall Allen
REVELAÇÃO
Isaiah Collier
COMPOSITOR
Mya Melford
ARRANJADOR
Maria Schneider
DISCO
Charles Lloyd - The Sky Will Still Be There Tomorrow (Blue Note Records)
DISCO HISTÓRICO
McCoy Tyner and Joe Henderson - Forces Of Nature - Live at Slugs' (Blue Note Records)
GRAVADORA
Blue Note Records
CANTOR
Kurt Elling
CANTORA
Cécile McLorin Salvant
ORQUESTRA
Maria Schneider Orchestra
CONJUNTO MÉDIO
Artemis
CONJUNTO
New ork Voices
DUETO
Cécile McLorin Salvant e Sullivan Fortner
TROMPETISTA
Ambrose Akinmusire
TROMBONISTA
Steve Turre
METAIS
Bob Stewart (Tuba)
SAXOFONISTA ALTO
Immanuel Wilkins
SAXOFONISTA VARIADO
Chris Potter
SAXOFONISTA TENOR
Joe Lovano
SAXOFONISTA BARÍTONO
James Carter
SAXOFONISTA SOPRANO
Branford Marsalis
CLARINETISTA
Anat Cohen
FLAUTISTA
Nicole Mitchell
GUITARRISTA
Mary Halvorson
BAIXISTA
Linda May Han Oh
BAIXISTA ELÉTRICO
John Patitucci
VIOLINISTA/HARPA/CELLO
Tomeka Reid
PIANISTA
Kenny Barron
TECLADISTA
Herbie Hancock
PERCUSSIONISTA
Kahil El’Zabar
VIBRAFONISTA
Patricia Brennan
BATERISTA
Brian Blade
INSTRUMENTO RARO NO JAZZ
Susan Alcorn (guitarra pedal steel)