terça-feira, 22 de agosto de 2017

Programa Tiny Desk desnuda a eloquência do jazz

O programa Tiny Desk, da rádio pública dos EUA (NPR), tem uma proposta interessante para receber artistas de diferentes vertentes musicais.

Gravado no escritório da rádio, em Washington, rodeado por livros, discos e estantes, o inusitado cenário deixa a apresentação intimista e o músico muito à vontade.

Com sets de aproximadamente 20 minutos, muitos artistas aproveitam o ambiente aconchegante para interpretar suas músicas com novos arranjos e muitas vezes em formato acústico. O resultado - além de lindo - são registros marcantes e autorais.

Criado e apresentado por Bob Boilen - dono da mesa que aparece no cenário do programa -, em 2008, o Tiny Desk preza, acima de tudo, pelo novo, pelo inusitado e pelo diferente.

Boilen aprecia música e isso o deixa longe de preconceitos ou de modismo. O programa se tornou referência para internautas que procuram novos rumos musicais.



Na seara do jazz, diferentemente de outros tipos de música, o programa não se preocupa em trazer músicos desconhecidos. Parece que o jazz é tratado de uma maneira diferente, com mais cerimônia, com mais cuidado. Mas pouco importa.

O que interessa é que por aqui já passaram nomes como Chick Corea e Gary Burton (foto), Charles Lloyd, Jason Moran, Esperanza Spalding, Terence Blanchard, Gregory Porter e tantos outros.

Na player abaixo, há uma seleção de vários programas exclusivamente com músicos de jazz. É só procurar o que mais gosta e começar a desfrutar. Mais abaixo, há links para fazer o download de alguns desses programas na íntegra. É só clicar no nome do músico. Bom divertimento.

Veja outros programas aqui



René Marie

Chick Corea & Gary Burton

Charles Lloyd & Jason Moran

Gregory Porter

Jane Bunnett e Maqueque

Ravi Coltrane Quartet

Eddie Palmieri

Donny McCaslin

Sun Ra Arkestra

Vijay Iyer Trio

Nenhum comentário:

Postar um comentário