segunda-feira, 26 de junho de 2017

Homenagem a Sonny Rollins

O octagenário saxofonista Sonny Rollins completa 87 anos no dia 7 de setembro. Afastado dos palcos há 4 anos, o músico será homenageado este ano no festival de jazz de Monterey. No palco estarão os saxofonistas Joe Lovano, Branford Marsalis e Joshua Redman.

Além disso, o Schomburg Center for Research in Black Culture, uma instituição de pesquisa no bairro do Harlem, na cidade de Nova York, adquiriu recentemente dezenas de gravações e anotações inéditas de Sonny Rollins para o seu acervo.

A última "empreitada" para imortalizar ainda mais o grande saxofonista é a tentativa de mudar o nome da ponte Williamsburg, que liga o baixo Manhattan com o bairro do Brooklyn.

Foi nessa ponte que Rollins praticou saxofone por três anos, no fim dos anos 50, durante um período sabático de sua vida. Assim que voltou à ativa, Rollins lançou o disco "The Bridge", em 1962, ao lado do trio liderado pelo guitarrista Jim Hall, o baterista Ben Hiley e o baixista Bob Cranshaw.

Vale lembrar que a cidade de Nova York já tem o Adam Yaunch Park, o Joey Ramone Place, a Miles Davis Way e o Bobby Short Place.

Escute abaixo a íntegra do disco "The Bridge".




No vídeo a seguir, em entrevista a Ben Sidran, em 1985, Rollins fala sobre a experiência em tocar com o pianista Thelonious Monk e também sobre o seu sumiço, em 1959, para praticar saxofone na ponte Williamsburg. Ele justifica essa atitude por ter se sentido muito exposto com o grande sucesso que fazia na época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário