quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Documentário mostra Ron Carter 'em busca das notas certas'


O nome do baixista Ron Carter é ouvido desde a década de 1960, quando foi convidado pelo trompetista Miles Davis para fazer parte de seu quinteto, ao lado de Wayne Shorter (sax), Herbie Hancock (piano) e Tony Williams (bateria). Desde então, foram mais de 2 mil gravações e o reconhecimento do Guinness Book como o baixista que mais fez gravações na história da música.

Hoje, aos 85 anos, ele continua na ativa, tocando nos principais festivais dos Estados Unidos e Europa, além de manter sua verve de educador sempre altiva e pronta para disseminar conhecimento e inspirar novas gerações de músicos.

Em abril deste ano, Ron Carter venceu o Grammy na categoria melhor disco de jazz com o álbum Skyline, ao lado do baixista Jack DeJohnette e do pianista Gonzalo Rubalcaba. Um mês depois, em comemoração ao seu 85° aniversário, o baixista fez uma apresentação especial no Carnegie Hall, na cidade de Nova York (EUA). Ele tocou com o Golden Striker Trio, formado por Carter, Donald Vega (piano) e Russell Malone (guitarra), e também se apresentou no formato quarteto e octeto.

Para conhecer um pouco mais a trajetória do músico, foi ao ar nesta semana, no canal norte-americano PBS, o documentário Ron Carter: Finding The Right Notes. O nome do documentário é o mesmo da autobiogragfia escrita em parceria com o escritor Dan Ouellette, lançada em 2014.

No documentário, o baixista fala sobre o difícil início de carreira, quando sentiu o racismo ao tocar música erudita, e sua migração para os clubes de jazz. A passagem pelo quinteto de Miles Davis e as parcerias ao logo da carreira também são lembrados por Carter. Além do depoimento do músico e de um bate papo com o músico Jon Batiste, o documentário traz entrevistas com vários jazzistas, entre eles, Herbie Hancock e Sonny Rollins. Entre as músicas que são apresentadas parcialmente no documentário, estão "My Funny Valentine", “Impressions”, “Manhã de Carnaval”, “Sweet Lorraine” e “Autumn Leaves”.
Carter e o músico Jon Batiste se encontram no estúdio

Junto com o documentário, foi lançado um CD duplo com o mesmo título trazendo várias registros ao vivo nunca antes lançados. O ouvinte terá a oportunidade de ouvir o Carter tocando com o baixista Christian McBride, no National Jazz Museum, no bairro do Harlem, em Nova York, além de duetos com o guitarrista Bill Frisell, o baixista Stanley Clarke e a orquestra WDR Big Band. Ouça abaixo o disco na íntegra.

O baixista também tocou com vários músicos brasileiros, entre eles, Tom Jobim e Milton Nascimento. Com Jobim, ele gravou os discos Wave (1968) e Stone Flower (1970) e participou do tributo realizado no Free Jazz Festival, em 1993. Na ocasião, Carter estava acompanhado de Herbie Hancock, Shirley Horn, Joe Henderson, Gonzalo Rubalcaba, Harvey Mason, Gal Costa e Oscar Castro-Neves.

O músico também lançou o disco Entre Amigos (2003) com a cantora e violonista Rosa Passos. No repertório, temas da bossa nova imortalizados por João Gilberto e Tom Jobim, entre eles, "Bahia com H", "Insensatez", "Desafinado", "Caminhos Cruzados" e "Garota de Ipanema".