A Academia do Grammy anunciou no dia 8 de novembro os indicados para a 68ª edição dos prêmios Grammy, que acontecerá no dia 1 de fevereiro de 2026, no Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA). Ao todo, são 95 categorias dos mais diversos gêneros musicais, entre eles, rock, pop, blues, clássico, folk, R&B, rap, country, new age, gospel e jazz.
A categoria de jazz é dividida em seis sub-categorias: improviso, álbum, álbum vocal, orquestra, latino e alternativo. São cinco indicados em cada categoria. Os artistas de jazz também aparecem com frequência em outras categorias, entre elas, composição instrumental e arranjo.
Na "principal" categoria, de melhor disco de jazz, estão na disputa o disco póstumo do pianista Chick Corea, com o registro ao vivo ao lado do baixista Christian McBride e do baterista Brian Blade (Trilogy 3), o trio do pianista Sullivan Fortner (Southern Nights), o quarteto do saxofonista Branford Marsalis (Belonging), o trio liderado pelo baixista John Patitucci, com Chris Potter no sax e Brian Blade na bateria (Spirit Fall), e o grupo Yellowjackets (Fasten Up). John Patitucci (centro) comando o trio formado por Chris Potter (e) e Brian Blade (d)
Entre os cantores, o melhor disco de jazz vocal terá uma disputa apertada nesta edição, com destaque para a parceria entre a baterista Terri Lyne Carrington e a cantora Christie Dashiell (We Insist 2025!) e o disco de dueto da cantora Dee Dee Bridgewater com o pianista Bill Charlap (Elemental). Quem também deve dar trabalho é o belíssimo registro ao vivo da banda liderada pela cantora e pianista Nicole Zuraitis, com o disco All Stars Lead To You - Live, que traz nomes como Keyon Harrold (trompete), Tom Scott (sax) e Idan Morim (guitarra). Samara Joy, que ficou com o prêmio na última edição, também concorre com o disco Portrait.
Na categoria melhor disco de jazz latino, a disputa acirrada acontece entre os álbuns do saxofonista Miguel Zénon, do pianista Gonzalo Rubalcaba, do saxofonista Paquito D'Rivera, do pianista Arturo O'Farrill e do percussionista Pedrito Martinez. Em 2025, o Grammy de melhor disco de jazz latio ficou com o pianista Zaccai Custis pelo álbum Cubop Lives!. O último brasileiro a ganhar o Grammy foi a pianista Eliane Elias, com o disco Mirror Mirror, em 2022, na categoria melhor disco de jazz latino.
Por falar em brasleiro, o disco Caetano e Bethânia Ao Vivo, dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia foi indicado na categoria Melhor Álbum de Música Global. O disco registra a turnê realizada pela dupla em 2024 e 2025. Concorrem ao lado de Caetano e Bethânia discos dos cantores Siddhant Bhatia, Youssou N'Dour e Burna Boy, do grupo Shakti, com o guitarrista John McLaughlin, e da sitarista Anoushka Shankar.
Noble Rise
Lakecia Benjamin com Immanuel Wilkins & Mark Whitfield
Windows - Live
Chick Corea, Christian McBride & Brian Blade
Peace Of Mind / Dreams Come True
Samara Joy
Four
Michael Mayo
All Stars Lead To You - Live
Nicole Zuraitis, Dan Pugach, Tom Scott, Idan Morim, Keyon Harrold & Rachel Eckroth
Trilogy 3 (Live)
Chick Corea, Christian McBride & Brian Blade
Southern Nights
Sullivan Fortner com Peter Washington & Marcus Gilmore
Belonging
Branford Marsalis Quartet
Spirit Fall
John Patitucci com Chris Potter & Brian Blade
Fasten Up
Yellowjackets
Elemental
Dee Dee Bridgewater & Bill Charlap
We Insist 2025!
Terri Lyne Carrington & Christie Dashiell
Portrait
Samara Joy
Fly
Michael Mayo
Live at Vic's Las Vegas
Nicole Zuraitis, Dan Pugach, Tom Scott, Idan Morim, Keyon Harrold & Rachel Eckroth
Orchestrator Emulator
The 8-Bit Big Band
Without Further Ado, Vol 1
Christian McBride Big Band
Lumen
Danilo Pérez & Bohuslän Big Band
Basie Rocks!
Deborah Silver & The Count Basie Orchestra
Lights on a Satellite
Sun Ra Arkestra
Some Days Are Better: The Lost Scores
Kenny Wheeler Legacy Featuring The Royal Academy of Music Jazz Orchestra & Frost Jazz Orchestra
La Fleur de Cayenne
Paquito D'Rivera & Madrid-New York Connection Band
The Original Influencers: Dizzy, Chano & Chico Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra
Pedrito Martinez, Daymé Arocena, Jon Faddis, Donald Harrison & Melvis Santa
Mundoagua - Celebrating Carla Bley
Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra
A Tribute to Benny Moré and Nat King Cole
Gonzalo Rubalcaba, Yainer Horta & Joey Calveiro
Vanguardia Subterránea: Live at The Village Vanguard
Miguel Zenón Quartet
Honey From a Winter Stone
Ambrose Akinmusire
Keys To The City Volume One
Robert Glasper
Ride into the Sun
Brad Mehldau
LIVE-ACTION
Nate Smith
Blues Blood
Immanuel Wilkins
Brightside
ARKAI
Ones & Twos
Gerald Clayton
BEATrio
Béla Fleck, Edmar Castañeda, Antonio Sánchez
Just Us
Bob James & Dave Koz
Shayan
Charu Suri
O Blogger oferece a possibilidade do leitor ver as publicações em diferentes formatos (sidebar, classic, flipcard, mosaic e timeslide), o que pode facilitar a navegação e o carregamento dos posts. Fique à vontade para escolher o que você achar mais amigável e confortável para navegar. Abaixo estão links para seis formatos diferentes. Escolha um e boa leitura. Esses formatos não funcionam para quem acessa o site pelo celular.
Sidebar
Classic
Flipcard
Mosaic
Magazine
Timeslide


Nenhum comentário:
Postar um comentário