domingo, 2 de fevereiro de 2025

Chick Corea, Norah Jones e Samara Joy vencem Grammy 2025


A Academia do Grammy anunciou no dia 2 de fevereiro os vencedores da 67ª edição dos prêmios Grammy. Ao todo, foram premiados artistas em 94 categorias dos mais diversos gêneros musicais, entre eles, rock, pop, blues, clássico, folk, R&B, rap, country, new age, gospel e jazz. A categoria de jazz é dividida em seis sub-categorias: improviso, álbum, álbum vocal, orquestra, latino e alternativo. São cinco indicados em cada categoria. Os artistas de jazz também aparecem com frequência em outras categorias, entre elas, composição instrumental e arranjo.

Na "principal" categoria, de melhor disco de jazz, o Grammy ficou com o dueto entre o saudoso pianista Chick Corea e o banjoísta Bela Fleck (foto), com o álbum Remembrance. O disco é o ultimo registro do Corea, que faleceu em 2021, de câncer, aos 79 anos. A dupla já tinha levado um Grarmmy na categoria melhor disco de jazz latino, em 2007, pelo álbum The Enchantment.

Entre os cantores, o melhor disco de jazz vocal ficou com Samara Joy, pelo álbum A Joyful Holiday. Ela também ficou com o prêmio na categoria melhor execução de jazz, pela faixa "Twinkle Twinkle Little Me". Com os dois Grammys deste ano, a cantora soma agora cinco prêmios. Em 2023, ela ganhou nas categorias melhor disco de jazz vocal e artista revelação.

Na categoria melhor disco de jazz latino, o prêmio ficou com o pianista Zaccai Curtis, pelo álbum Cubop Lives!. No material promocional do disco, Curtis mencionou sua admiração pelo trompetista Dizzy Gillespie e percussionista cubano Chano Pozo, que foram um dos primeiros músicos a misturar os ritmos afro-cubanos e afro-americanos, lá na década de 1950.

Já o Brasil não foi premiado neste ano. O cantor Milton Nascimento concorria pela parceria com a baixista e cantora Esperanza Spalding na categoria melhor disco de jazz vocal. Quem tambem não levou foi a pianista Eliane Elias e o bandolista Hamilton de Holanda. Ambos concorriam na categoria melhor disco de jazz latino. O último brasileiro a ganhar o Grammy foi a pianista Eliane Elias, com o disco Mirror Mirror, em 2022, na categoria melhor disco de jazz latino.
Norah Jones conquistou seu 10° Grammy pelo disco Visions


Outro destaque foi o 10° prêmio conquistado pela cantora Norah Jones, na categoria melhor álbum de pop tradicional, pelo disco Visons. O primeiro Grammy da cantora aconteceu em 2002, quando ele levou para casa cinco prêmios, incluindo os dois principais da noite, álbum do ano (Come Away With Me) e gravação do ano ("Don't Know Why"). Ao todo, Norah tem no currículo 20 indicações ao Grammy.

Na categoria melhor disco de orquestra, o prêmio ficou com o disco do baterista Dan Pugach, pelo álbum Bianca Reimagined: Music for Paws and Persistence. Além da big band comandada por Pugach, o álbum também traz a cantora Nicole Zuraitis, mulher do baterista, em várias das faixas do disco. Nicole levou o Grammy de melhor disco de jazz em 2024.

EXECUÇÃO DE JAZZ

"Twinkle Twinkle Little Me" — Samara Joy & Sullivan Fortner

ÁLBUM VOCAL

A Joyful Holiday — Samara Joy

ÁLBUM INSTRUMENTAL

Remembrance — Chick Corea & Béla Fleck

ÁLBUM DE ORQUESTRA

Bianca Reimagined: Music for Paws and Persistence — Dan Pugach Big Band

ÁLBUM JAZZ LATINO

Cubop Lives! — Zaccai Curtis

ÁLBUM DE JAZZ ALTERNATIVO

No More Water: The Gospel Of James Baldwin — Meshell Ndegeocello

ÁLBUM DE POP TRADICIONAL

Visions — Norah Jones

ÁLBUM INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEO

Plot Armor — Taylor Eigsti

Nenhum comentário:

Postar um comentário