A Borandá Produções lançou no início de fevereiro a série documental Harmonias Paulistas, com seis episódios, apresentando alguns dos mais importantes instrumentistas do estado de São Paulo como protagonistas, revelando histórias guardadas, alguns momentos-chave que, embora desconhecidos do público, foram absolutamente transformadores, determinantes ou muito marcantes em suas carreiras.
Sob a condução do jornalista e crítico musical Carlos Calado, e com direção artística de Gisella Gonçalves, idealizadora do projeto, cada episódio tem duração entre 16 e 20 minutos, sempre com artistas que são referência em seus respectivos instrumentos: Paulo Bellinati (violão), Roberta Valente (pandeiro), Adriana Holtz (violoncelo), Alexandre Ribeiro (clarinete), Heloísa Fernandes (piano) e Toninho Ferragutti (acordeom).
A série retrata a versatilidade da música paulista da atualidade, através destes músicos que transitam por diversos gêneros, do choro tradicional à música erudita, passando pelo jazz, o forró e a música caipira de raiz. Em uma homenagem especial ao nosso eterno "maestro soberano", cada episódio se encerra com uma performance exclusiva em estúdio, onde o protagonista do episódio interpreta uma obra de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994).
"A proposta da série é ser algo mais do que uma série documental de entrevistas. A atuação do jornalista e crítico musical Carlos Calado é fundamental, sempre no sentido de levar os protagonistas a falarem de si, da música que fazem e de suas carreiras de uma maneira, a um só tempo, espontânea e profunda, sentida. Em entrevistas prévias às gravações, o jornalista identificou histórias peculiares na vida de cada um deles e apontou locais relevantes em suas trajetórias de vida para as gravações. Assim, a Sala do Conservatório foi o cenário das gravações de Paulo Bellinati e Heloísa Fernandes, já que ambos estudaram, em épocas distintas, no hoje extinto Conservatório Dramático e Musical de São Paulo", destacou o comunicado da Borandá.
O primeiro episódio, com o violonista Paulo Bellinati, você pode conferir na íntegra logo abaixo. O próximo será com a panderista Roberta Valente, que entrará no site oficial da Borandá no dia 20 de fevereiro, às 20h. E os outros quatro episódios restantes vão ao ar sempre as quartas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário