terça-feira, 30 de abril de 2024

International Jazz Day 2024


No dia 30 de abril de 2024, aconteceu a 13ª edição do International Jazz Day, que tem o objetivo de celebrar o jazz e promover a união de músicos de diferentes nações. Desta vez, o local escolhido foi a cidade africana de Tangier, no Marrocos, com a presença do mestre de cerimônia, o lendário pianista Herbie Hancock, que completou 84 anos em 12 de abril, e a participação do ator britânico Jeremy Irons.

No ano passado, não houve um concerto único ou um local específico para as apresentações, pelo contrário, elas aconteceram em 13 cidades diferentes (Rio de Janeiro, Casablanca, New York, Pequim, Johanesburgo, Paris, São Francisco, Viena, Washington, Beirute, Fairbanks, Honolulu e Marondera), espalhadas ao redor do globo.


Como de costume, em 2024, artistas de várias nacionalidades se revezaram no palco da cidade marroquina, entre eles, Abdellah El Gourd (Marrocos), Claudia Acuña (Chile), Ambrose Akinmusire (EUA), Lakecia Benjamin (EUA), Richard Bona (Camarões), Dee Dee Bridgewater (EUA), Moreira Chonguiça (Moçambique), Shemekia Copeland (EUA), Kurt Elling (EUA), Antonio Faraò (Itália), Melody Gardot (EUA), Jazzmeia Horn (EUA), JK Kim (Coréia do Sul), Magnus Lindgren (Suécia), Marcus Miller (EUA), Yasushi Nakamura (Japão), Tarek Yamani (Líbano).

O Brasil foi representado pelo violonista Romero Lumbambo, que mora nos Estados Unidos há vários anos. Em 2023, Lumbambo lançou em parceria com o violonista Chico Pinheiro o disco Two Brothers.



Abaixo você encontra a íntegra de algumas edições passadas, que aconteceram em Nova York (2022), Melbourne-Sydney (2019), São Petersburgo-Rússia (2018), Havana-Cuba (2017), Washington-EUA (2016), Paris-França (2015), Osaka-Japão (2014), Istambul-Turquia (2013) e Paris-França (2012). Também está disponível a edição de 2020, que foi inteiramente virtual, e a de 2023, que trouxe apresentações em diversos locais ao redor do planeta.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário