quinta-feira, 4 de maio de 2023

International Jazz Day 2023


No dia 30 de abril de 2023, aconteceu a 12ª edição do International Jazz Day, que tem o objetivo de celebrar o jazz e promover a união de músicos de diferentes nações. No ano passado, as apresentações aconteceram dentro do prédio das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova York, no local onde acontece a Assembleia Geral da ONU, mas sem presença de plateia.

Desta vez, não houve um concerto único ou um local específico para as apresentações, pelo contrário, elas aconteceram em 13 cidades diferentes (Rio de Janeiro, Casablanca, New York, Pequim, Johanesburgo, Paris, São Francisco, Viena, Washington, Beirute, Fairbanks, Honolulu e Marondera), espalhadas ao redor do globo.

Como de costume, além do tradicional mestre de cerimônia, o lendário pianista Herbie Hancock, que completou 83 anos em 12 de abril, participaram artistas de dezenas de nacionalidades, entre eles, Cyrille Aimée (França), Ambrose Akinmusire (EUA), Thana Alexa (Croácia), Tom Gansch (Áustria), Sérgio Mendes (Brasil), Thandi Ntuli (África do Sul), Antonio Sánchez (Mexico),Somi (Ruanda), Musekiwa Chingodza (Zimbábue) e Oran Etkin (Israel).

12ª edição trouxe apresentações realizadas em cidades de diferentes continentes

Os músicos norte-americanos foram a maioria. Entre eles, os pianistas John Beasley, Emmet Cohen, Bill Charlap, os baixistas Marcus Miller, Christian McBride e Ben Williams, as cantoras Dee Dee Bridgewater e Dianne Reeves, o guitarrista Mike Stern, o cantor Kurt Elling, os trompetistas Ambrose Akinmusire e Russell Gunn e os saxofonistas Donald Hayes e Lakecia Benjamin.

Entre os temas apresentados, destaque “I'm Beginning to See the Light”, dueto entre Dee Dee Bridgewater e Bill Charlap, “"Fascinating Rhythm", com a orquestra Blue Note China, “Almost Like Being In Love”, parceria de Emmet Cohen com a cantora Cyrille Aimée, e “Doyenne”, com o grupo do liderado pelo baterista Antonio Sánchez.

O Brasil foi representado pelo pianista Sergio Mendes, em uma apresentação no Blue Note de Honolulu, no Havaí (EUA), interpretando o tema "Magalenha", do premiado disco Brasileiro (1992). A outra apresentação aconteceu no famoso Beco das Garrafas, no bairro carioca de Copacabana, e considerado o berço da bossa nova. O pianista Marcos Ariel comandou o sexteto que acompanha a cantora sul-coreana Yumi Park no tema "Mais que Nada", composição icônica do cantor Jorge Ben Jor.

Abaixo você encontra a íntegra de algumas edições passadas, que aconteceram em Nova York (2022), Melbourne-Sydney (2019), São Petersburgo-Rússia (2018), Havana-Cuba (2017), Washington-EUA (2016), Paris-França (2015), Osaka-Japão (2014), Istambul-Turquia (2013) e Paris-França (2012). Também está disponível a edição de 2020, que foi inteiramente virtual.















Nenhum comentário:

Postar um comentário