segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Terri Lyne Carrington e Samara Joy vencem Grammy


A Academia do Grammy anunciou no dia 5 de fevereiro de 2023 os vencedores da 65ª edição dos prêmios Grammy. Ao todo, são 91 categorias dos mais diversos gêneros musicais, entre eles, rock, pop, blues, clássico, folk, R&B, rap, country, new age, gospel e jazz.

A categoria de jazz é dividida em cinco sub-categorias: improviso, álbum, álbum vocal, orquestra e latino. São cinco indicados em cada uma dessas categorias. Os artistas de jazz também aparecem com frequência em outras caterorias, entre elas, composição instrumental e arranjo.

O prêmio na categoria melhor disco de jazz ficou com a baterista Terri Lyne Carrington (foto), pelo álbum New Standards Vol. 1. Ela superou o baterista Peter Erskine, o saxofonista Wayne Shorter, o grupo Yellowjackets e o quarto formado Joshua Redman (sax), Brad Mehldau (piano), Christian McBride (baixo) e Brian Blade (bateria).

O álbum de Carrington, que conquistou seu quarto Grammy, é recheado de grandes nomes do jazz, entre eles, os trompetistas Ambrose Akinmusire e Nicholas Payton, o saxofonista Ravi Coltrane, a cantoras Samara Joy, Dianne Reeves e Somi, os guitarristas Julian Lage e Matthew Stevens, o pianista Kris Davis e a baixista Linda May Han Oh.

Em abril de 2022, na 64ª edição do Grammy, o prêmio de melhor disco de jazz foi para Skyline, do trio formado pelo baixista Ron Carter, o baterista Jack DeJohnette e o pianista Gonzalo Rubalcaba.

Na categoria melhor disco de jazz latino, a cantora brasileira Flora Purim foi superada pelo pianista Arturo O'Farrill, que levou pelo álbum Fandango At The Wall In New York. Também concorriam Danilo Pérez, Arturo Sandoval e Miguel Zénon.

Na edição do ano passado, o prêmio de melhor disco de jazz latino ficou com a pianista brasileira Eliane Elias, pelo disco Mirror Mirror, no qual é acompanhada pelos pianistas Chick Corea e Chucho Valdés.

Entre os álbuns vocais, a vencedora foi a jovem cantora Samara Joy, com o disco Linger Awhile. Samara ficou à frente de Carmen Lundy, Cécile McLorin Salvant, além do grupo vocal The Manhattan Transfer e da dupla The Baylor Project. No ano passado, quem ficou com o prêmio foi a cantora Esperanza Spalding, com o disco Songwrights Apothecary.

Samara levou ainda o Grammy de Artista Revelação, superando nomes populares como Måneskin, Wet Leg, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle e a cantora brasileira Anitta. Durante a cerimônia, fãs brasileiros da cantora Anitta entraram no Twitter oficial da cantora norte-americana e escreveram frases ofensivas contra ela.
Aos 23 anos, a cantora Samara Joy leva dois Grammy, incluíndo artista revelação do ano


Em 2021, Esperanza Spalding venceu na categoria artista revelação e tambéem foi ostilizada por fãs do cantor canadense Justin Beiber, que na época estava estourado com a música "Baby" e era o preferido da audiência. Mas os membros da academia pensaram de maneira diferente e ajudaram a impusionar a carreira de Esperanza, que hoje tem cinco prêmios Grammy espalhados em sua casa.

Na categoria melhor solo de jazz, o prêmio ficou com o veterano saxofonista Wayne Shorter, com o tema "Endangered Species". A faix conta ainda com o pianista Leo Genovese, a cantora Esperanza Spalding e a baterista Terri Lyne Carrington. Também estavam no páreo a saxofonista Melissa Aldana, o pianista John Beasley, o saxfonista Gerald Albright, o trompestista Ambrose Akinmusire e o baterista Marcus Baylor.

O jazz também foi premiado na categoria filme musical, com o documentário Jazz Fest: A New Orleans Story, que conta a história dos 50 anos do festival nascido na cidade conhecida como o berço do jazz.

O melhor disco de orquestra ficou com o projeto capitaneado pelo pianista Steven Feifke e o trompetista Bijon Watson, pelo álbum Generation Gap Jazz Orchestra. A dupla venceu nomes de peso como John Beasley, Ron Carter e Steve Gadd.

Destaque também para o grupo Ranky Tanky, que ficou com o prêmio de melhor disco regional raiz, com o álbum Live At The 2022 New Orleans Jazz & Heritage Festival. O grupo se destaca pela repertório baseado em canções da região da Carolina do Sul, nos EUA, originadas da Gullah Geechee, uma comunidade de descendentes de escravos. A banda tem entre seus membros o trompetista Charleton Singleton e a cantora Quiana Parler.


IMPROVISAÇÃO DE SOLISTA

"Endangered Species"
Wayne Shorter & Leo Genovese






DISCO DE JAZZ VOCAL

Linger Awhile
Samara Joy



DISCO DE JAZZ

New Standards Vol. 1
Terri Lyne Carrington, Kris Davis, Linda May Han Oh, Nicholas Payton & Matthew Stevens





DISCO DE ORQUESTRA

Generation Gap Jazz Orchestra
Steven Feifke, Bijon Watson, Generation Gap Jazz Orchestra




DISCO DE JAZZ LATINO

Fandango At The Wall In New York
Arturo O'Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra Featuring The Congra Patria Son Jarocho Collective




DISCO REGIONAL RAÍZ

Live At The 2022 New Orleans Jazz & Heritage Festival
Ranky Tanky

Nenhum comentário:

Postar um comentário