sábado, 1 de maio de 2021

International Jazz Day 2021

No dia 30 de abril de 2021, uma nova edição do International Jazz Day aconteceu. Assim com em 2020, devido à pandemia do coronavírus, o evento foi online, ou seja, cada um na sua casa. Pelo décimo ano consecutivo, o lendário pianista Herbie Hancock foi o mestre de cerimônia, que contou com a participação de músicos de diversas nacionalidades.

A live, que não foi exatamente ao vivo, teve a participação dos brasileiros Ivan Lins, que tocou a música "Dinorah, Dinorah", diretamente do Rio de Janeiro, e o violonista Romero Lubambo, que acompanhou a cantora Diane Reeves em uma apresentação feita em Los Angeles (EUA). A direção musical do evento foi do pianista norte-americano John Beasley, e a apresentação do ator Michael Douglas.

Também se apresentaram as cantoras Roberta Gambarini (Itália), Angélique Kidjo (Benin) e Veronica Swift (EUA), o guitarrista John McLaughlin (Inglaterra), os pianistas Jacob Collier (Inglaterra), Junko Onishi (Japão) e Herbie Hancock, o baixista Marcu Miller (EUA), o percussionista Alex Acunã (Peru), o trombonista Francisco Torres (México), a trompetista Ingrid Jensen (Canadá), o baterista Antonio Sánchez (México) e os saxofonista Igor Butman (sax), Melissa Aldana (Chile), Rudresh Mahanthappa (Itália) e Joe Lovano (EUA).

Destaque também para a cantora Andra Day, que interpretou a cantora Billie Holiday no filme "Estados Unidos Vs Billie Holiday" e foi indicada ao Oscar de melhor atriz. Ela cantou acompanhada de Herbie Hancock a clássica "God Bless the Child".

A última música da live foi "Imagine", de John Lennon, que desta vez foi apresentada com imagens de apresentações passadas do International Jazz Day. Com "colagens" de imagens, a canção foi interpretada por Al Jarreau, Kurt Elling, Lizz Wright, Diane Reeves, Esperanza Spalding, Sting, SomiKurt Elling, Ledisi e Somi.



Vários eventos aconteceram ao redor do planeta para comemorar o International Jazz Day, entre eles, uma live produzida pelo Blue Note do Brasil, com sedes nas capitais paulista e fluminense. Com três horas de duração, a apresentação contou com grandes músicos brasileiros como Ricardo Silveira, Celso Fonseca, Torcuato Mariano, Nico Rezende, Robertinho Silva, Tutto Ferraz e Zé Renato. Veja o vídeo na íntegra abaixo:



Abaixo você encontra a íntegra de algumas edições passadas, que aconteceram em Melbourne-Sydney (2019), São Petersburgo-Rússia (2018), Havana-Cuba (2017), Washington-EUA (2016), Paris-França (2015), Osaka-Japão (2014), Istambul-Turquia (2013) e Paris-França (2012). Também está disponível a edição de 2020, que foi inteiramente virtual.













Nenhum comentário:

Postar um comentário