segunda-feira, 25 de abril de 2016

Documentários

Conhecer um pouco mais as raízes do jazz pode ser uma boa maneira de se familiarizar com ele. Mas talvez não seja isso o que você esteja procurando. Por outro lado, pode ser interessante se embrenhar um pouco mais sobre um determinado assunto, neste caso o jazz.

O premiado documentário Jazz, realizado pelo documentarista Ken Burns, é uma referência quando se fala sobre a história do jazz. É indiscutível a importância deste documentário para começar a conhecer as origens do jazz e entender como o jazz chegou até o ponto em que estamos.

Mas neste post resolvi colocar alguns documentários que encontrei na internet - todos na íntegra - que me fascinaram de alguma maneira.

O primeiro vídeo mostra uma edição especial do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, sobre os 100 anos do jazz. Além de imagens históricas, o programa entrevistas músicos e jornalistas, entre eles Zuza Homem de Mello, Luiz Orlando Carneiro], Tito Martino, Billy Hart, Cecil McBee, Paulo Caruso, Vera Figueiredo, Mauro Senise, Eddie Henderson, que falam sobre o nascimento do jazz e sua linguagem.

O segundo vídeo conta a história da mais festejada cantora de jazz de todos os tempos: Billie Holiday. Com legendas em português, você conhecerá um pouco mais da vida da cantora e ouvirá depoimentos de vários músicos de jazz.

O terceiro vídeo - com legendas em português - conta a trajetória da cantora Sarah Vaughan. Ao lado de Billie e Ella Fitzgerald, ela completa a trinca das grandes vozes do jazz do século XX.

Escrito por Dan Morgenstern - ex-editor da revista Downbeat e vencedor de oito Grammy por seus textos escritos para encartes de discos -, o documentário traz várias apresentações da cantora e depoimentos de pessoas que conviveram com a Divina.

O quarto documentário destaca o ano de 1959 para a história do jazz. O filme mostra como os discos de Miles Davis (Kind of Blue), Dave Brubeck (Time Out), Ornette Colleman e de Charles Mingus - todos lançados em 1959 - mudaram as perspectivas da história do jazz.

O quinto documentário mostra a trajetória do trompetista Dizzy Gillespie. Criador do bebop na década de 50 ao lado de Charlie Parker, Gillespie foi um dos mais influentes músicos da história do jazz.

Produzido em 1990, três anos antes da morte do músico, o documentário traz entrevistas com Dizzy e vários membros da orquestra regida por ele, entre eles John Lewis, James Moody e Johnny Griffin. O vídeo é em inglês, mas você pode colocar legendas em inglês, oferecidas pelo próprio Youtube.

O sexto vídeo traz o lendário documentário dirigido pelo fotógrafo Bert Stern: Jazz on a Summer's Day, que mostra a edição de 1959 do festival de jazz de Newport, nos Estados Unidos. Até hoje, o festival é considerado um dos mais importantes do jazz.

Com uma câmera focada em rostos - dos músicos e da plateia -, Stern consegue colocar o telespectador "dentro" do festival. É um mergulho profundo e íntimo no palco e nas fileiras que formam a eclética audiência, confortavelmente sentada e literalmente participando da história. Entre os músicos que aparecem no documentário estão Louis Armstrong, Anita O'Day, Thelonious Monk e Mahalia Jackson.

O sétimo vídeo é sobre o saxofonista John Coltrane. Com o título original de Chasing Trane, o documentário mostra cenas inéditas do saxofonista e entrevistas com diversos músicos, entre eles Wynton Marsalis, Wayne Shorter, Benny Golson e Jimmy Heath, que falam sobre a importância e genialidade de Coltrane.

Apesar de não haver depoimentos de Coltrane, o documentário traz várias citações do saxofonista interpretadas pelo ator Denzel Washington. O documentário é em inglês, mas você pode colocar legendas em português, oferecidas pelo próprio Youtube.

O oitavo vídeo é o documentário Coisa Mais Linda - Histórias e Casos da Bossa Nova, que retrata por meio de entrevistas o nascimento do movimento que levou a música brasileira para os quatro cantos do planeta, no início da década de 1960.

Entre os entrevistados estão os músicos Roberto Menescal, Carlos Lyra, Joyce, Paulo Jobim, Johnny Alf e João Donato, além de jornalistas e historiadores como Sergio Cabral, Tárik de Souza, Nelson Motta, Cacá Diegues, Luís Carlos Miele e Artur da Távola.

O nono vídeo é um documentário Saint John Coltrane - A Love Supreme, produzido pela rede BBC, de Londres, e apresentado por Alan Yentob. O documentário traz entrevitsas com Benny Golson, McCoy Tyner e o engenheiro de som Rudy Van Gelder, que trabalhou com Coltrane no disco A Love Supreme.

O décimo vídeo traz ator e cineasta Clint Eastwood entrevistando diversos pianistas para falar sobre a história do piano no jazz. Entre os músicos entrevistados estão Ray Charles, Dave Brubeck e Dr John. O vídeo é em inglês, mas você pode colocar legendas em inglês, oferecidas pelo próprio Youtube. O documentário faz parte da caixa de 7 DVDs chamada Martin Scorsese apresenta The Blues: Uma jornada musical.

O último vídeo mostra a vida e obra do violonista brasileiro Laurindo Almeida, que fez carreira nos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 1990. O documentário detalha a mudança do músico para o exterior, a sua importância nos primórdios da bossa nova e sua carreira como músico de trilhas sonoras para cinema, que inclui O Poderoso Chefão e Os Dez mandamentos.

Além dos documentários indicados aqui, você também pode conhecer outros três títulos que foram abordados neste blog: A Great Day in Harlem, sobre a icônica foto tirada pelo fotógrafo Art Kane, em 1958, Beyond The Notes, produzido pela diretora suíça Sophie Huber, sobre a história da gravadora Blue Note, e Zuza Homem de Jazz, sobre o jornalista Zuza Homem de Mello. Para acessá-los, clique aqui, aqui e aqui















Nenhum comentário:

Postar um comentário