segunda-feira, 4 de abril de 2022

Grammy 2022 - Os vencedores


Os vencedores da 64ª edição dos prêmios Grammy foram revelados no dia 3 de abril, em uma cerimônia na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

O grande vencedor da noite foi o músico Jon Batiste (foto), que levou cinco prêmios (música americana tradicional, performance de música americana tradicional, trilha sonora original, melhor vídeo e disco do ano). O disco vitorioso do músico é We are, que mistura jazz, R&B, o soul e rap.

Em entrevistas para divulgar o álbum, Batiste disse que Duke Ellington, seu maior ídolo, certa vez falou que é preciso descategorizar os gêneros musicais. "Foi isso que decidi fazer”, afirmou o músico.

Além dos quatro prêmios por We Are, o músico conquistou o Grammy pela trilha sonora do filme Soul, que foi composta por Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross. A trilha já tinha ganhado o Oscar e o Globo de Ouro algumas semanas antes.



O disco Love For Sale, parceria entre Tony Bennett & Lady Gaga, conquistou apenas um Grammy, na categoria melhor álbum tradicional pop vocal. O pianista Chick Corea ganhou um prêmio pôstumo na categoria improviso solo de jazz, pela faixa Humpty Dumpty (Set 2), do disco Akoustic Band Live (Chick Corea, John Patitucci & Dave Weckl).

Na categoria disco de jazz, o prêmio ficou com Skyline, trio formado pelo baixista Ron Carter, o baterista Jack DeJohnette e o pianista Gonzalo Rubalcaba. A cantora Esperanza Spalding ficou com o prêmio de disco vocal de jazz pelo álbum Songwrights Apothecary Lab. É a terceira vez que ela conquista o prêmio nessa categoria.

O melhor disco de big band ficou com For Jimmy, Wes And Oliver, do baixista Christian McBride. A categoria de jazz fecha com o melhor disco de jazz latino.

A brasileira Eliane Elias ficou com o prêmio pelo disco Mirror Mirror, no qual ela é acompanhada pelos pianistas Chick Corea e Chucho Valdés. Essa foi a quarta indicação da brasileira, que já tinha ganho um Grammy na mesma categoria em 2016 com o disco Made in Brazil.

Destaque também para o prêmio na categoria melhor composição instrumental, vencido pelo pianista Lyle Mays, que morreu em 2020, aos 66 anos. o tema vencedor foi "Eberhard", uma composição de 13 minutos em homenagem ao baixista alemão Eberhard Weber, um dos compositores favoritos do pianista.















Nenhum comentário:

Postar um comentário