sexta-feira, 1 de maio de 2020

Dia Internacional do Jazz 2020

No dia 30 de abril de 2020, uma nova edição do International Jazz Day aconteceu. Desta vez, devido à pandemia do coronavírus, o evento foi online, ou seja, cada um na sua casa.

Pelo nono ano consecutivo, o lendário pianista Herbie Hancock foi o mestre de cerimônia, que contou com a participação de músicos de diversas nacionalidades.

O único brasileiro presente foi o baterista Kiko Freitas, que tocou via internet com o pianista norte-americano John Beasley e o saxofonista sueco Magnuns Lindgren.

Também se apresentaram virtualmente as cantoras norte-americanas Lizz Wright, Cécile McLorin Salvant e Jane Monheit, o guitarrista britânico John McLaughlin, o pianista chinês Lang Lang, os norte-americanos Marcus Miller (baixo), John Scofield (guitarra) e Elew )(piano) e os russos Igor Butman (sax) e Evgeny Pobozhiy (guitarra).

Com 2h de duração, o evento também trouxe apresentações de edições passadas do International Jazz Day. Entre os escolhidos estão as cantoras Aretha Franklin, Dianne Reeves, Angelique Kidjo e Dee Dee Bridgewater, o baixista Richard Bona e o trompetista Hugh Masekela.


Herbie Hancock apresentou o evento de sua casa


A última música apresentada foi "Imagine", de John Lennon, gravada na edição de 2019, em Melbourne, na Austrália, com a participação de Jane Monheit, Lizz Wright, Kurt Elling, Ledisi, Somi e o violonista brasileiro Chico Pinheiro.

Diversos eventos ao redor do mundo também festejaram a data. No Brasil, várias apresentações online aconteceram em cidades como Santos (SP), Tibau do Sul (RN), Pelotas (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O festival BB Seguros de Blues e Jazz também fez parte da programação brasileira. O músico convidado foi o bandolinista Hamilton de Holanda.

Quem também deu sua contribuição foi o trio The 3 Cohens, formado pelos irmão Anat (clarinete), Yuval (sax) e Avishai (trompete). Cada um em sua casa, eles interpretaram o tema "Line Up", do pianista Lenny Tristano. Diretamente do Japão, o veterano pianista Makoto Ozone fez um concerto solo com 1h de duração interpretando temas como "One Note Samba" e "Sir. Duke". Abaixo você confere as duas apresentações.







Abaixo você encontra a íntegra da edição de 2020 e os vídeos de algumas edições passadas, que aconteceram em Melbourne-Sydney (2019), São Petersburgo-Rússia (2018), Havana-Cuba (2017), Washington-EUA (2016), Paris-França (2015), Osaka-Japão (2014), Istambul-Turquia (2013) e Paris-França (2012).













Nenhum comentário:

Postar um comentário