Em 2019, em sua 67° edição, o prêmio mais cobiçado, o de artista do ano, ficou com a cantora Cécile McLorin Salvant (na capa da edição de agosto ao lado), que também ficou com o prêmio de melhor cantora de jazz.
Em 2018, Cécile também venceu em duas categorias: melhor cantora e melhor álbum (Dreams And Daggers). A cantora também faturou este ano o Grammy de melhor disco de jazz pelo álbum The Window.
Outro destaque é a gravadora alemã, ECM, que em 2019 completou 50 anos de vida. O idealizador do selo, Manfred Eicher, levou o prêmio de produtor do ano, pelo segundo ano consecutivo, e a ECM como gravadora do ano.
O disco do ano ficou para Wayne Shorter, com o álbum Emanon. Neste ano, o disco também faturou o Grammy na mesma categoria.
Na categoria melhor disco histórico, o disco perdido de John Coltrane chamado Both Directions At Once: The Lost Album foi o grande vencedor.
Anualmente, também são premiados nomes que fizeram a história do jazz. Os vencedores deste ano são o baixista Scott LaFaro, que tocou no trio do pianista Bill Evans na década de 1960, a cantora Nina Simone e o cantor Joe Williams, que marcou época como vocalista da orquestra de Count Basie.
A premiação também destaca as revelações no universo do jazz, que é chamado de Risng Star. Assim como nos prêmios principais, há vencedores em diversas categorias.
Entre os destaques deste ano está o pianista Sullivan Fortner, que venceu como artista e como pianista. Fortener é mais conhecido por sua parceria com a cantora Cécile McLorin Salvant no disco The Window.
No fim da matéria estão vídeos com temas dos discos vencedores de John Coltrane, Wayne Shorter e Van Morrison com Joey DeFrancesco, além de uma canção do último disco de cantora Cécile McLorin Salvant.
VEJA ABAIXO OS VENCEDORES
Hall of Fame
Scott LaFaro
Nina Simone
Joe Williams
Artista
Cécile McLorin Salvant
Álbum
Wayne Shorter, Emanon (Blue Note)
Álbum histórico
John Coltrane, Both Directions At Once: The Lost Album (Impulse!)
Grupo
Fred Hersch Trio
Orquestra
Maria Schneider Orchestra
Trompete
Ambrose Akinmusire
Trombone
Steve Turre
Sax soprano
Jane Ira Bloom
Sax alto
Miguel Zenón
Sax tenor
Joe Lovano
Sax baritono
Gary Smulyan
Clarinete
Anat Cohen
Flauta
Nicole Mitchell
Piano
Kenny Barron
Teclado
Robert Glasper
Orgão
Joey DeFrancesco
Guitarra
Mary Halvorson
Baixo
Christian McBride
Baixo Elétrico
Steve Swallow
Violino
Regina Carter
Bateria
Brian Blade
Percussão
Hamid Drake
Vibrafone
Stefon Harris
Outros instrumentos
Tomeka Reid (cello)
Cantora
Cécile McLorin Salvant
Cantor
Kurt Elling
Compositor
Maria Schneider
Arranjador
Maria Schneider
Gravadora
ECM
Produtor
Manfred Eicher
Blues
Buddy Guy
Álbum de blues
Buddy Guy, The Blues Is Alive And Well (RCA)
Artista que não toca jazz
Rhiannon Giddens
Álbum além do jazz
Van Morrison & Joey DeFrancesco, You’re Driving Me Crazy (Legacy)
Nenhum comentário:
Postar um comentário