quarta-feira, 15 de maio de 2019

Nostalgia traz Jazz 625 de volta à BBC

Dedicar um programa de TV ao jazz é uma iniciativa que sempre deve ser comemorada e exaltada.

É claro que fora do Brasil isso é mais comum, mas não deixa de ser também um pequeno gesto de resistência e amor à nobre arte da música criada lá no longínquo início do século XX.

Um dos programas mais cultuados pelos apreciadores de jazz é o britânico Jazz 625, que foi ao ar entre os anos de 1964-1966, produzido pela rede de TV estatal BBC.

Originalmente transmitido em preto e branco, o programa teve em seus 84 episódios nomes do quilate de Duke Ellington, Thelonious Monk, Modern Jazz Quartet, Bill Evans, Dizzy Gillespie, Dave Brubeck, Coleman Hawkins, Erroll Garner e Oscar Peterson. Coube a Duke Ellington e sua orquestra ser o protagonista da primeira edição, em 21 de abril de 1964.

O programa foi apresentado por Steve Race e Humphrey Lyttelton, em épocas diferentes, mas sempre com a missão de situar os telespectadores sobre o jazzista que participava do programa. Com entrevistas curtas, Race e Lyttelton tentavam deixar o convidado à vontade e criar uma ligação entre os músicos e a plateia presente no estúdio.

O nome "diferente" do programa faz referência a mudança de número de linhas de frequência da transmissão de TV que na época migrava de 405 para 625. O que na época foi chamada de TV de alta definição.

Atualmente, a BBC tem revisitado seus programas antigos e recriados alguns para mostrar ao seu público atual como eram os programas da emissora no passado. Para a alegria dos fãs de jazz, chegou a vez do Jazz 625.



O programa chamado Jazz 625 Live: For One Night Only foi ao ar no dia 3 de maio e trouxe como atração o saxofonista Joshua Redman, o cantor Gregory Porter, o saxofonista Jean Toussaint, a cantora Jacqui Dankworth, o pianista Robert Mitchell e o guitarrista Shirley Tetteh. Foi a primeira transmissão da BBC em preto e branco desde a década de 1970.


Duke Ellington e sua Orchestra no estúdio da BBC, em 1966 (Foto: Val Wilmer)

Quem também participa é a veterana cantora britânica Cleo Laine e o baterista Charlie Watts, do Rolling Stones, acompanhado do baixista Dave Green, o pianista John Pearce e do saxofonista Scott Hamilton. O programa traz o depoimento de Cleo, que participou da versão original do programa, e de outras pessoas envolvidas na atração na época.





Nenhum comentário:

Postar um comentário