Em 12 de agosto de 1958, o fotógrafo Art Kane reuniu 57 jazzistas em uma rua do bairro do Harlem, na cidade de Nova York, para tirar uma fotografia que ilustraria uma matéria do revista Esquire.
Para o espanto do próprio fotógrafo, no dia e na hora combinados os músicos começaram a chegar, entre eles Coleman Hawkins, Lester Young, Hank Jones, Dizzy Gillespie, Gerry Mulligan, Charles Mingus, Thelonious Monk, Horace Silver, Benny Golson e Count Basie.
Diante desses e outros nomes que estiveram naquela manhã de agosto na rua 126, a foto se tornou uma das mais importantes de toda a história do jazz. Veja abaixo a íntegra do documentário - indicado ao Oscar - produzido em 1995 sobre os bastidores da histórica foto.
O DVD traz entrevistas com o fotógrafo Art Kane e músicos que participaram da foto, entre eles Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, Horace Silver e Art Blakey.
Para comemorar os 50 anos da gravadora Verve, um concerto único e inesquecível foi realizado no Carnegie Hall (foto), de Nova York, em 1994.
O show reuniu grandes nomes do jazz em jams até então nunca presenciadas pelo público.
O concerto mostrou um panorama dos principais músicos que fizeram a gravadora se tornar sinônimo de jazz. Nomes como Art Tatum, Lester Young, Charlie Parker, Bud Powell, Wes Montgomery, Dizzy Gillespie, Stan Getz, Bill Evans, Ella Fitzgerald e Miles Davis foram homenageados.
Para interpretar temas desses grandes músicos, uma "seleção" foi escalada. Entre eles estão o organista Jimmy Smith, o trombonista J. J. Johnson, o trompetista Roy Hargrove, os guitarristas John McLaughlin e Kenny Burrell, o pianista Herbie Hancock e os saxofonistas Joe Henderson e Jackie McLean. Dee Bridgewater, Betty Carter e Abbey Lincoln foram as escolhidas para fazer os temas cantados da noite.
O show também marca a última apresentação de Tom Jobim, que morreria oito meses mais tarde. Ao lado do saxofonista Joe Henderson, do guitarrista Pat Metheny e do baixista Charlie Haden, Jobim interpreta três clássicos de sua carreira: "Desafiando", "Garota de Ipanema" e "Insensatez".
Veja abaixo a íntegra do show:
VEJA O REPERTÓRIO:
Tea For Two (Written by Vincent Youmans & Irving Caesar)
Willow Weep For Me (Written by Ann Ronell)
Just One Of Those Things (Written by Cole Porter)
Shiny Stockings (Written by Frank Foster & Ella Fitzgerald)
Parisian Thoroughfare (Written by Bud Powell)
Manteca (Written by Dizzy Gillespie, Chano Pozo & Gil Fuller)
Turn Out The Stars (Written by Bill Evans)
Walk On The Wildside (Written by Elmer Bernstein)
Down By The Riverside (Traditional)
Yellowstone (Written by Jeff Lorber & Jeff Pfeiffer)
It's About That Time (Written by Miles Davis)
Call It '94 (Written by Will 'Roc' Griffin, Herbie Hancock, Bill Summers, Darrell Smith & Darrell 'Bob Dog' Robertson)
The Girl From Ipanema (Written by Antonio Carlos Jobim, Vinicius De Moraes & Norman Gimbel)
How Insensitive (Written by Antonio Carlos Jobim, Vinicius De Moraes & Norman Gimbel)
Desafinado (Written by Antonio Carlos Jobim & Newton Mendonca)
The Eternal Triangle (Written by Sonny Stitt)
I Must Have That Man (Written by Jimmy McHugh & Dorothy Fields)
How High The Moon (Written by Nancy Hamilton & William Lewis)
Tangerine (Written by Victor Schertzinger & Johnny Mercer)
Now's The Time (Written by Charlie Parker)
Veja abaixo a relação dos músicos que participaram do concerto:
Pouco lembrado pelos ouvintes de jazz, o experiente saxofonista norte-americano David Murray tem flertado com o soul e o funk nas últimas três décadas. Seu último disco, de 2013, ele gravou ao lado da cantora Macy Gray e do cantor Gregory Porter. A seguir, veja o músico em ação em um show gravado em 1986, no Village Vanguard, de Nova York (disponível em DVD), acompanhado dos saudosos Ed Blackwell (bateria), Fred Hopkins (baixo)e John Hicks (piano).
O site da rádio Eldorado tem várias listas de músicas para ouvir online. A seguir, você encontra links para várias playlists de jazzistas. Bom para deixar tocando enquanto você trabalha ou para relaxar. Vale dizer que a playlist demora um pouco para carregar, mas depois funciona normalmente.
Que tal ouvir discos de jazz na íntegra e de graça? É isso que o Youtube proporciona aos internautas.
Diferentemente de sites como o Spotify e Deezer, que obrigam o visitante a ter login e senha, os discos upados no Youtube podem ser ouvidos sem burocracia.
Oficialmente, esses discos não podem ser colocados na íntegra na internet. Isso viola a política de direitos autorais.
Mas é indiscutível que a grande maioria desses discos está na rede com o objetivo de compartilhamento e não para prejudicar gravadoras e os autores das obras postadas.
Periodicamente novos discos na íntegra serão incluídos no player abaixo. Divirta-se, você tem mais de 190 discos de jazz para ouvir online.
Para ver todos os discos do player basta clicar em "Playlist", que fica do lado esquerdo - no alto - do player do Youtube.