quarta-feira, 31 de março de 2021

Donald Harrison – Nouveau Swing

Donald Harrison jazz
Por 14 anos o Guia de Jazz esteve no ar com a missão de aproximar os internautas ao jazz. Um dos tópicos mais visitados era o de dicas de CDs, no qual dezenas de discos eram indicados e resenhados por mim. Infelizmente, com o fim do site em setembro de 2015, todo esse acervo foi "perdido".

Mas não totalmente perdido. Além do livro Jazz ao Seu Alcance - que traz todo o conteúdo do guia e muito mais - você encontrará quinzenalmente neste blog algumas dicas de CDs publicadas anteriormente no site Guia de Jazz.

Sempre que possível, ao final de cada resenha você encontrará vídeos do Youtube com algumas faixas do disco indicado para escutar. Boa leitura e audição. Veja outras dicas de CDs aqui

Donald Harrison – Nouveau Swing (1997)

Poucos são os jovens músicos de jazz que se arriscam a encarar o sax alto, um instrumento imortalizado pelas performances inimagináveis de Charlie “Bird” Parker. Mas, também por causa de Parker, o norte-americano Donald Harrison resolveu aceitar o desafio e se tornar um dos mais importantes saxofonistas alto do jazz.

Nascido em Nova Orleans, Harrison faz parte da geração que deu ao mundo feras como Wynton Marsalis e Branford Marsalis, ambos de Nova Orleans e colegas de Harrison durante sua formação musical. Logo depois, o músico tocou dois anos com o baterista Roy Haynes e, durante os anos de 1982 e 86, com o lendário Art Blakey.

Foi nesta época que Harrison conheceu o trompetista Terence Blanchard, com quem gravou alguns CDs após deixar o grupo de Blakey. Com essa bagagem, Harrison resolveu caminhar sozinho, lançando alguns bons trabalhos, entre eles Nouveau Swing, lançado pelo selo Impulse, em 1997. Neste CD, é possível ouvir toda a personalidade e a influência do soul e funk nas composições de Harrison. Ao seu lado, o músico tem feras como o baterista Carl Allen, o pianista Anthony Wonsey e o baixista Christian McBride.

O swing começa na faixa-título, com destaque para o piano de Wonsey, e nas funkeadas “Come Back Jack” e “Dance Hall”. O jazz mais tradicional acontece em “One Of A Kind”, “Little Flowers” e na versão da música de Miles Davis, “Eighty-One”. Harrison mostra ainda que em melodias mais calmas é possível colocar belas frases, como em “Sincerely Yours” e “New Hope”.

Como acontece com a maioria dos músicos de jazz, a música brasileira é uma forte influência, em especial Ivan Lins. Aqui, Harrison interpreta “Setembro”, composta por Lins e o arranjador Gilson Peranzzetta. Para terminar, “Christopher Jr.”, uma homenagem a Charlie Parker, com destaque para os solos de McBride.







Nenhum comentário:

Postar um comentário