domingo, 10 de janeiro de 2021

Wes Montgomery & Wynton Kelly Trio - Smokin’ At The Half Note


Por 14 anos o Guia de Jazz esteve no ar com a missão de aproximar os internautas ao jazz. Um dos tópicos mais visitados era o de dicas de CDs, no qual dezenas de discos eram indicados e resenhados por mim.

Infelizmente, com o fim do site em setembro de 2015, todo esse acervo foi "perdido". Mas não totalmente perdido.

Além do livro Jazz ao Seu Alcance, que traz todo o conteúdo do guia, você encontrará quinzenalmente neste blog algumas dicas de CDs publicadas anteriormente no site Guia de Jazz.


Sempre que possível, ao final de cada resenha você encontrará vídeos do Youtube com algumas faixas do disco indicado para escutar. Boa leitura e audição. Veja outras dicas de CDs aqui

Wes Montgomery & Wynton Kelly Trio - Smokin’ At The Half Note (1965)


O encontro entre o guitarrista Wes Montgomey e o pianista Wynton Kelly é citado pelos mais renomados críticos de jazz como um momento único na música. Referência em seus instrumentos, os dois músicos tiveram uma vida breve Montgomery morreu aos 43 anos e Kelly ao 39 anos –, mas essa rápida passagem entre nós foi o suficiente para marcar seus nomes na história do jazz.

O mais memorável registro desta parceria aconteceu em 1965, no clube Half Note, na cidade de Nova York. A série de shows foi gravada e lançada originalmente pela gravadora Verve no disco Smokin’At The Half Note. Um segundo volume com o mesmo nome também foi lançado. Em 1995, uma versão definitiva, com dois CDs, chamado Impressions: The Verve Jazz Sides foi lançada pela gravadora Verve.

Diferentemente do lançamento original que trazia cinco músicas, três delas gravadas em estúdio, a versão dupla da apresentação traz 25 faixas gravadas em diferentes apresentações, todas no Half Note. Além de Montgomery e Kelly, o disco traz o baterista Jimmy Cobb e o baixista Paul Chambers, ambos membros do trio do pianista. Esse mesmo trio gravou o mitológico disco Kind of Blue, de Miles Davis, em 1959, ao lado de Bill Evans, John Coltrane e Cannonball Adderley.

O CD em questão aqui é uma outra versão de Smokin’ At The Half Note, com 11 faixas. O disco abre com a versão de 12 minutos de “No Blues”, composta por Miles Davis, e “If You Could See Me Now”, de Tadd Dameron. Logo em seguida vem três temas gravados em estúdio. Destaque para “Unit 7”, com solo de Montegomery de tirar o fôlego, e “Four On Six”, com Kelly debulhando as teclas do piano.

A segunda parte do disco traz, além de grandes temas, a bem humorada narração do apresentador do Half Note. Na primeira faixa, “Willow Weep For Me”, o trio de Kelly apenas acompanha o delicado e sempre preciso toque da guitarra de Montgomery. Outros destaques são as versões de “Impressions”, de John Coltrane, e a clássica “Misty”, do pianista Errol Garner.

Para quem ficar hipnotizado por esse disco, outro grande momentos do quarteto Montgomery, Kelly, Chambers e Cobb pode ser encontrado no disco Full House, de 1962, com o quarteto ao lado do saxofonista Johnny Griffin. A outra opção é conhecer o disco The Straight, No Chaser, de 1968, do saxofonista Joe Henderson, no qual ele é acompanhado por Kelly, Chambers e Cobb.



Nenhum comentário:

Postar um comentário