quinta-feira, 13 de julho de 2017

Saudades de Paulo Moura

Ganhador do Grammy pelo disco Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas, o musico Paulo Moura tem mais de 40 discos lançados desde 1956. Paulista de São José do Rio Preto, onde nasceu em 15 de julho de 1932, tocava clarinete desde os 9 anos, mas era também trompetista, saxofonista, compositor e arranjador.

O músico, considerado um dos maiores instrumentistas da música brasileira, tocou com grandes nomes como Ary Barroso, Tom Jobim, Maysa, Elis Regina, Milton Nascimento e Raphael Rabello.

É difícil citar todos um disco melhor do saxofonista, mas é impossível não lembrar de trabalhos antológicos, como os álbuns gravados com a pianista Clara Sverner (foto abaixo); Paulo Moura Interpreta Radamés Gnattali, de 1959; Confusão Urbana, Suburbana e Rural, de 1976; Mistura e Manda, de 1984; Dois Irmãos, de 1992, com Raphael Rabello; Wagner Tiso e Paulo Moura, de 1996; K-Ximblues, de 2001, em homenagem à obra do genial e pouco lembrado saxofonista e compositor K-Ximbinho; Dois Panos Pra Manga, de 2006, com João Donato; e El Negro del Branco, de 2004, com Yamandu Costa.



Em 2001, é lançado o livro Paulo Moura, um Solo Brasileiro (Editora Casa da Palavra), que traz uma entrevista inédita, fruto de uma série de conversas com sua esposa, a escritora e psicanalista Halina Grynberg, que compilou as entrevistas e as transformou nesta obra, que inaugura a primeira ação do Instituto Paulo Moura, em prol da música instrumental brasileira. O livro acompanha o CD Fruto Maduro, produzido pelo músico André Sachs, Clique aqui para saber mais sobre o instituto.

Em 2013, o diretor Eduardo Escorel lança o documentário Paulo Moura - Alma Brasileira, que mostra a trajetória musical e biográfica do músico. O compositor e instrumentista está associado à história do choro brasileiro. Para captar a essência da sua obra, o documentário economiza nos depoimentos e lança mão da música e do sentimento - presente, especialmente, na voz da viúva Halina Grynberg.

Trechos “rejeitados” de entrevistas e momentos silenciosos gravados em turnês internacionais ajudam a trazer à tona o lado menos conhecido do artista e formar um retrato mais completo do artista. A produção reúne mais de 40 anos de registros filmados e escritos.

O longa apresenta 25 canções do repertório do músico, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua história pessoal e no cenário musical brasileiro. O trailer do documentário pode ser visto aqui.

Paulo Moura morreu aos 77 anos, no dia 12 julho de 2010, três dias antes de completar 78 anos. Você pode encontrar mais informações sobre o músico, como partituras, fotos e outras curiosidades clicando aqui.













segunda-feira, 10 de julho de 2017

Alberta Hunter - Amtrak Blues

Por 14 anos o Guia de Jazz esteve no ar com a missão de aproximar os internautas ao jazz. Um dos tópicos mais visitados era o de dicas de CDs, no qual dezenas de discos eram indicados e resenhados por mim. Infelizmente, com o fim do site em setembro de 2015, todo esse acervo foi "perdido".

Mas não totalmente perdido. Além do livro Jazz ao Seu Alcance - que traz todo o conteúdo do guia (dicas de CDs, DVDs, livros, entrevistas e muito mais) - você encontrará quinzenalmente neste blog algumas dicas de CDs publicadas anteriormente no site Guia de Jazz.

Sempre que possível, ao final de cada resenha você encontrará vídeos do Youtube com algumas faixas do disco indicado para escutar. Boa leitura e audição. Veja outras dicas de CDs aqui

Alberta Hunter - Amtrak Blues (1978)

Há cerca de cinco anos escrevi uma resenha sobre o saxofonista Flip Phillips, que morreu aos 85 anos. Na ocasião, falei sobre as pessoas que tinham a “sorte” de viver além dos 80 anos e a oportunidade “única” que este pequeno grupo de privilegiados tem de aproveitar esta longevidade. Este mesmo raciocínio se aplica a cantora norte-americana Alberta Hunter, que morreu em outubro de 1984, aos 89 anos.

A cantora de blues foi revelada no início da década de 20, quando deixou sua cidade natal, Chicago, e foi para Nova York. Além de cantar, Alberta começou a atuar em musicais locais. Na década de 30, mudou-se para a Europa e estrelou o musical Show Boat. De volta aos Estados Unidos, a cantora continuou gravando até o início dos anos 50, quando abriu mão de sua carreira para se tornar enfermeira e cuidar de sua mãe doente.

Por quase 30 anos, Alberta Hunter ficou afastada da música, mas uma aposentadoria forçada da função de enfermeira trouxe a cantora de volta ao seu lugar de direito. No fim dos anos 70, retoma sua carreira e lança um de seus discos mais importantes, Amtrak Blues, em 1978, aos 83 anos. Ao seu lado, além do quarteto do pianista Gerald Cook, o disco tem a presença de convidados ilustres como o trombonista Vic Dickenson, o trompetista Doc Cheatham e o saxofonista Frank Wess.



O disco abre com “The Darktown Strutters’ Ball”, que começa calminha e depois vira um mistura deliciosa entre jazz e blues. Destaque para o solo de Cheatham e, é claro, todo o suingue de Alberta. Outra música que vai eletrizar o ouvinte é a clássica “Sweet Georgia Brown”, com direito a solo do mestre Wess.

O blues aparece com mais força nas faixas “I’m Having A Good Time” e “Amtrak Blues”. As baladas também estão presentes por aqui. Entre elas, “Old Fashioned Love” e “Nobody Knows You When You’re Down & Out”. O CD ainda traz a versão inusitada de “My Handy Man Ain’t Handy No More” e “A Good Man Is Hard To Find”, com destaque para o trombone de Dickenson.

Antes de terminar de falar de Alberta Hunter, é importante dizer que ela é compositora da música “Downhearted Blues”, um dos maiores sucessos da carreira da cantora Bessie Smith, outra peça importante da história do blues e do nascimento do jazz.












segunda-feira, 26 de junho de 2017

Homenagem a Sonny Rollins

O octagenário saxofonista Sonny Rollins completa 87 anos no dia 7 de setembro. Afastado dos palcos há 4 anos, o músico será homenageado este ano no festival de jazz de Monterey. No palco estarão os saxofonistas Joe Lovano, Branford Marsalis e Joshua Redman.

Além disso, o Schomburg Center for Research in Black Culture, uma instituição de pesquisa no bairro do Harlem, na cidade de Nova York, adquiriu recentemente dezenas de gravações e anotações inéditas de Sonny Rollins para o seu acervo.

A última "empreitada" para imortalizar ainda mais o grande saxofonista é a tentativa de mudar o nome da ponte Williamsburg, que liga o baixo Manhattan com o bairro do Brooklyn.

Foi nessa ponte que Rollins praticou saxofone por três anos, no fim dos anos 50, durante um período sabático de sua vida. Assim que voltou à ativa, Rollins lançou o disco "The Bridge", em 1962, ao lado do trio liderado pelo guitarrista Jim Hall, o baterista Ben Hiley e o baixista Bob Cranshaw.

Vale lembrar que a cidade de Nova York já tem o Adam Yaunch Park, o Joey Ramone Place, a Miles Davis Way e o Bobby Short Place.

Escute abaixo a íntegra do disco "The Bridge".




No vídeo a seguir, em entrevista a Ben Sidran, em 1985, Rollins fala sobre a experiência em tocar com o pianista Thelonious Monk e também sobre o seu sumiço, em 1959, para praticar saxofone na ponte Williamsburg. Ele justifica essa atitude por ter se sentido muito exposto com o grande sucesso que fazia na época.