quarta-feira, 28 de abril de 2021

Premiação celebra os novos membros da NEA Jazz Masters


Anualmente, a entidade National Endowment for the Arts (NEA) premia pessoas que de alguma maneira contribuíram para o desenvolvimento do jazz. Desde 1982, cerca de 100 personalidades, entre músicos, compositores, arranjadores, jornalistas, radialistas e escritores, receberam a honraria batizada de NEA Jazz Masters. Nomes como Count Basie, Sonny Rollins, Dizzy Gillespie, Miles Davis, Sarah Vaughan, Chick Corea, Ella Fitzgerald, Pat Metheny e Dan Morgenstern já foram premiados pela NEA.

Em 2021, os vencedores foram a baterista Terri Lyne Carrington (foto), o percussionista Albert “Tootie” Heath, o flautista e saxofonista Henry Threagill e o historiador e radialista Phil Schaap. Na página oficial da entidade, você encontra mais detalhes sobre os indicados deste ano e entrevistas com cada um deles.

A premiação, que aconteceu no dia 22 de abril, em uma cerimônia virtual, foi apresentada pela cantora Dee Dee Bridgewater, diretamente de Nova Orleans, e pelo ator Delroy Lindo, que falou ao vivo da casa de jazz Village Vanguard, na cidade de Nova York.

Diversos artistas tocaram durante a transmissão online, entre eles, os trompetistas Wynton Marsalis e Avishai Cohen, os saxofonistas Joe Lovano e Miguel Zenón, a baixista Linda May Han Oh, o pianista Danilo Perez, e as cantoras Dianne Reeves, Dee Dee Bridgewater e Lizz Wright.

Além das apresentações, a cerimônia contou com depoimentos dos veteranos jazzistas Herbie Hancock, Wayne Shorter, Jon Faddis e Charles Lloyd. Abaixo você vê na íntegra a cerimônia do NEA Jazz Masters 2021.







Nenhum comentário:

Postar um comentário