sexta-feira, 3 de maio de 2019

JJA Jazz Awards 2019 - os vencedores

O veterano Wayne Shorter (foto) foi o grande vencedor da 24ª edição do Jazz Journalists Association Jazz Awards, prêmio concedido pela Associação de Jornalistas de Jazz, composta por jornalistas de várias partes do planeta.

Shorter, de 85 anos, venceu nas categorias melhor Músico, Compositor e Grupo (quarteto formado por Shorter, John Patitucci, Brian Blade e Danilo Perez). Em 2018, Shorter lançou o disco triplo Emanon, e em fevereiro deste ano ganhou com este disco o Grammy de melhor álbum de jazz.

Outro prêmio cobiçado, o de Conjunto da Obra, que sempre destaca um músico com mais de 50 anos de carreira, ficou com o pianista Ahmad Jamal (foto abaixo), que completará 89 anos em 2019. No ano passado, o vitorioso nesta categoria foi o saxofonista Benny Golson, que completou 90 anos em 2019.

O disco do ano foi para o baterista Bobby Sanabria e sua Multiverse Big Band pelo disco West Side Story Reimagined. O álbum faz uma releitura do aclamado musical que estreou na Broadway em 1957, com música de Leonard Bernstein e letras de Stephen Sondheim. Na categoria melhor Álbum Histórico, o disco perdido de John Coltrane, Both Directions At Once: The Lost Album, ficou com o prêmio.

Nas categorias melhor Cantor e Cantora, pelo segundo ano consecutivo, Cécile McLorin Salvant e Kurt Elling ficaram com os prêmios, respectivamente.

A maior vencedora de todas as edições do prêmio, a arranjadora Maria Schneider, ganhou pelo oitavo ano consecutivo na categoria melhor arranjadora. Outro destaque é o prêmio de revelação, que desta vez ficou com a baixista da malásia Linda May Han Oh, que também levou o prêmio de baixista do ano.

Diferentemente de outras premiações, além dos músicos, também são premiados jornalistas e publicações relacionadas ao mundo do jazz. Entre os vencedores estão a revista DownBeat, o blog Do The Math e o livro Sophisticated Giant: The Life and Legacy of Dexter Gordon, escrito pela viúva do saxofonista Dexter Gordon, Maxine Gordon.

Para ver a relação de todos os vencedores deste ano, visite o site oficial do evento aqui. Você também pode conhecer todos os 23 vencedores na categoria melhor disco de jazz clicando aqui.

OS VENCEDORES:

Conjunto da Obra

Ahmad Jamal

Músico

Wayne Shorter

Revelação

Linda May Han Oh

Compositor

Wayne Shorter

Arranjador

Maria Schneider

Álbum

West Side Story Reimagined - Bobby Sanabria (Jazzheads)

Álbum Histórico

John Coltrane - Both Directions At Once: The Lost Album (Impulse/Verve)

Gravadora

ECM

Cantor

Kurt Elling

Cantora

Cécile McLorin Salvant

Big Band

Orrin Evans and the Captain Black Big Band

Grupo

Wayne Shorter Quartet

Trompetista

Ingrid Jensen

Trombonista

Wycliffe Gordon

Metais

Scott Robinson

Saxofone Alto

Miguel Zenón

Saxofone Tenor

Chris Potter

Saxofone Barítono

Gary Smulyan

Saxofone Soprano

Jane Ira Bloom

Flautista

Nicole Mitchell

Clarinetista

Anat Cohen

Guitarrista

Bill Frisell

Pianista

Kenny Barron

Tecladista

Dr. Lonnie Smith

Baixista

Linda May Han Oh

Violinista ou celista

Tomeka Reid

Percussionista

Pedrito Martinez

Vibrafonista

Joe Locke

Baterista

Brian Blade

Instrumentista não jazzista

Scott Robinson (vários)

Abaixo você encontra os seguintes vídeos:

Bobby Sanabria Multiverse Big Band - America
Linda May Han Oh - Mantis
Wayne Shorter - Lotus
Kurt Elling - Long As You're Living
Cécile McLorin Salvant - Mean To Me
John Coltrane - One Up, One Down
Ahmad Jamal - Autumn Leaves












Nenhum comentário:

Postar um comentário