terça-feira, 23 de abril de 2019

Marsalis traz o pioneiro Buddy Bolden ao cinema

O velho Wynton Marsalis continua sua jornada para levar o jazz tradicional às novas gerações.

Nascido no berço do jazz, em Nova Orleans, filho do pianista Ells Marsalis e diretor artístico do Jazz at Lincoln Center, desde 2004, o trompetista carrega dentro de si uma chama e a missão de nunca deixar o legado do jazz ser esquecido.

A nova empreitada é o lançamento do filme Bolden, que conta a história do cornetista nascido em Nova Orleans, em 1877, Charles "Buddy" Bolden, considerado um pioneiro do jazz.

Apesar de sua fama na cidade, Bolden não lançou discos durante sua breve vida. Ele morreu em 1931, aos 54 anos, em um asilo, em Louisiana, onde estava internado com problemas mentais desde 1907.

O filme retrata a infância de Bolden e sua ascensão na cidade símbolo do jazz. Mostra também as tensões raciais e o processo que levou o músico a ser internado.


O ator Gary Carr vive o músico Charles "Buddy" Bolden no filme Bolden

Marsalis é responsável pela trilha sonora, que tem como foco a jazz do início do século XX, época em que brilharam nomes com King Oliver, Jelly Roll Morton e Louis Armstrong.

Segundo Marsalis, além dele, todos os músicos, em especial os que viveram na mesma época que Bolden, foram diretamente influenciados por ele.

Para a trilha sonora, Marsalis escalou a orquestra do Jazz at Lincoln Center, liderada pelo trompetista, além da cantora Catherine Russell e do ator Reno Wilson (foto abaixo), que no filme faz o papel do trompetista Louis Armstrong.

O ator, que canta em várias faixas da trilha, impressiona pela caracterização e pela interpretação na pele de um dos mais importantes pilares da história do jazz.

O filme estrelado pelo ator Gary Carr e dirigido por Dan Pritzker estreia nos Estados Unidos no dia 3 de maio. No Brasil, ainda não há previsão.

Você pode ouvir a íntegra da trilha sonora clicando aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário