terça-feira, 30 de abril de 2019

Dia Internacional do Jazz 2019

No dia 30 de abril de 2019, uma nova edição do International Jazz Day aconteceu. Desta vez, a cidade escolhida para acolher o evento foi Melbourne, na Austrália. A próxima edição acontecerá na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2020.

Pelo oitavo ano consecutivo, o lendário pianista Herbie Hancock foi o mestre de cerimônia, que contou com a participação de músicos de diversas nacionalidades.

Entre eles estão Cieavash Arian (Irã), William Barton (Austrália), Brian Blade (EUA), Igor Butman (Rússia), Joey DeFrancesco (EUA), Eli Degibri (Israel), Kurt Elling (EUA), Matthew Jodrell (Austrália), Ledisi (EUA), Jane Monheit (EUA), James Morrison (Austrália), Eijiro Nakagawa (Japão), Mark Nightingale (Inglaterra), Chico Pinheiro (Brasil), Tineke Postma (Holanda), Antonio Sánchez (México), Nathan Schreiber (Austrália), Somi (EUA), Lizz Wright (EUA) e Tarek Yamani (Líbano).


Hancock, Elling, Somi, Butman (sax), Morrison (trompete), Wright e Monheit

O violonista Chico Pinheiro foi o único representante brasileiro no evento. Ele tocou e cantou a música de sua autoria "Boca de Siri", do disco There's a Storm Inside, de 2010.

Ao seu lado, tocaram o pianista libanês Tarek Yamani, o baixista norte-americano Ben Williams, os bateristas mexicano Antonio Sánchez e o norte-americano Brian Blade e o saxofonista russo Igor Butman. Pinheiro também interpretou ao lado da cantora Jane Monheit a música "Águas de Março", de Tom Jobim

Nesta edição, as vozes ficaram a cargo de Jane Monheit, Lizz Wright, Kurt Elling, Ledisi e Somi. No fim do concerto, todos se juntaram no palco para interpretar a canção "Imagine", de John Lennon.

Além da noite de gala em Melbourne, transmitido ao vivo pela Internet, o Dia Internacional do Jazz também é celebrado em mais de 190 países. Músicos, promotores de eventos, professores, estudantes e fãs do jazz se mobilizam em várias parte do mundo com eventos de diferentes tamanhos e atrações.

Assista abaixo a íntegra do concerto:




Veja também os concertos de 2018 (São Petersburgo-Rússia), 2017 (Havana-Cuba), 2016 (Washington-EUA), 2015 (Paris-França), 2014 (Osaka-Japão) e 2012 (Paris-França)












Nenhum comentário:

Postar um comentário